Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que no primeiro semestre de 2023, Canaã dos Carajás teve um saldo positivo de 3.858 novos empregos e, assim, lidera o ranking no sudeste paraense. Considerando o resultado acumulado do Pará, o município ficou atrás apenas da capital, Belém (5.535). O relatório mostra o saldo por atividade econômica e o setor que mais empregou foi o da Construção (2.219), seguido de Serviços (1.231), Indústria (148), Comércio (253) e Agropecuária (7).
Com apenas 28 anos de emancipação e 77.079 mil habitantes, Canaã superou outros municípios do interior do estado, com população superior, por exemplo, a vizinha Parauapebas (266.424 mil habitantes e gerou 3.258 empregos) e a centenária Marabá (266.536 mil habitantes e saldo de 1.058 empregos).
O aumento da geração de emprego e renda demonstra o pleno desenvolvimento, que é estimulado pela Prefeitura de Canaã dos Carajás com a execução de programas e projetos nas áreas da Habitação, Urbanização, Empreendimentos e Turismo de eventos. Com o Cartão Reforma e Construção, por exemplo, desde dezembro de 2021 ao todo 1.000 famílias foram beneficiadas com a realização do sonho da casa própria, que até hoje já gerou cerca de 3.500 empregos diretos na área da Construção.
Com cerca de seis meses de obra, a casa do Jovani Santana Santos está com 85% de execução concluída, restando apenas os serviços de acabamento, como instalação elétrica, piso e pintura. O soldador, que é beneficiário do Cartão Reforma e Construção, fala com entusiasmo da expectativa de receber em breve a chave do novo endereço.
“A felicidade é muito grande em saber que vamos sair do aluguel! A gente esperou até ser contemplado, mas eu entendo que existe regra né? E acredito que o fato do meu filho ser autista foi o que ajudou pra gente receber o cartão. Mas, eu quero dizer que o maior legado de um gestor público é materializar os projetos, tirar do papel e realizar na vida das pessoas. Porque quando a gente receber nossa casa, vamos ter outra perspectiva de vida e investir o que a gente gasta hoje com aluguel na educação dos nossos filhos”, afirma Jovani.
Além dos programas habitacionais, são desenvolvidos diversos projetos e programas na área do desenvolvimento social, pois a meta da gestão, conforme explica a prefeita Josemira Gadelha, é trabalhar com a participação das pessoas na construção de uma cidade com qualidade de vida em todos os setores.
“Nós temos um programa habitacional que é um dos maiores do país, mas nós estamos trabalhando também uma cidade sustentável, gerando uma nova matriz econômica com grandes eventos, atraindo investidores e isso naturalmente fortalece e aquece a nossa economia local. Então, muitos empresários chegando, investindo, construindo e gerando emprego e renda”, ressalta a prefeita Josemira.
Grandes obras
Quem entra em Canaã dos Carajás pela PA-160 é recebido com uma amostra da atual realidade do município: urbanização e construção de um complexo viário. Na rotatória da entrada da cidade está localizado um dos canteiros da obra de duplicação da Rodovia Arnaldo Chagas, que dá acesso ao polo industrial. Fazem parte desse circuito as obras em andamento de duplicação das Avenidas América e Belém, que contemplam mais de 5 km com drenagem, pavimentação, calçadas acessíveis, ciclovia, paisagismo, sinalização e iluminação. Além das avenidas Antônio de Paiva, dos Pioneiros e Antônio de Almeida que já foram concluídas.
A Prefeitura de Canaã dos Carajás está investindo R$ 1,5 bilhão em grandes obras do Programa Construindo o Amanhã, que contempla as áreas da infraestrutura, da Saúde, da Educação e do Lazer. Uma delas, que já está em andamento, é a construção do novo Hospital Municipal que terá perfil de unidade de média e alta complexidade, com 27 leitos de UTI e capacidade para a realização de aulas dos cursos de medicina.
Empreendedorismo e Turismo de Eventos.
Outro dado que demonstra o compromisso da prefeitura com o desenvolvimento de Canaã dos Carajás vem da base da Receita Federal, onde são registradas atividades dos Microempreendedores Individuais (MEIs). Até dezembro de 2020 o número totalizava 1.900 registros, que em 2021 saltou para 2.604 e em 2023 já chegou ao total de 3.418. Os registros são em diversas áreas econômicas e é possível verificar que há uma convergência com os dados de geração de emprego, pois são ao todo 236 MEIs ligados à área da Construção.
Além disso, o Turismo de Eventos é uma matriz econômica que a prefeitura investe com a realização de grandes festivais, como por exemplo, o Canaã Cidade Junina que este ano arrecadou mais de 23 milhões de reais, aproximadamente 19 milhões a mais que o ano de 2022 gerando mais de 1.000 empregos durante o evento, que contou com a presença de mais de 280 mil pessoas durante os 16 dias de festa e gerou um aumento de vendas no comércio de até 90%.
Além da implantação de parques ecológicos e áreas grandes de lazer, também está em andamento pelo Programa Construindo o Amanhã o Centro de Eventos do município. Com mais 74000m² o projeto prioriza a acessibilidade e inclui área para shows e eventos de grande porte, estacionamento com 264 vagas, áreas verdes e espaço para prática de atividades físicas.
(Ascom PMCC. Texto: Fabiane Barbosa. Foto: Diego Barbosa)
1 comentário em “Canaã dos Carajás empregou mais na região no primeiro semestre”
Pingback: Canaã dos Carajás empregou mais na região no primeiro semestre - Empathetic News Today