Canaã dos Carajás encerra primeira etapa da vacinação contra covid-19

Foram imunizadas 659 pessoas entre profissionais de saúde e indígenas com vacinas da CoronaVac e AstraZeneca.

Continua depois da publicidade

Canaã dos Carajás encerrou na última segunda-feira (08) a primeira etapa da vacinação contra a Covid-19, que teve início em 19 de janeiro deste ano. No município, 659 pessoas foram imunizadas com a primeira dose da vacina, sendo 624 profissionais de saúde e 35 indígenas.

Segundo a prefeitura, o município recebeu 360 doses da vacina CoronaVac e 290 do laboratório AstraZeneca, totalizando 650 doses. No entanto, segundo técnicos da secretaria municipal de saúde, alguns frascos da AstraZeneca possuíam uma dose a mais, possibilitando a imunização de outros nove pacientes.

Embora o Plano de Vacinação do Governo do Pará determina que a primeira fase de vacinação seja destinada aos profissionais da saúde, indígenas e idosos que vivem em instituições de longa permanência, apenas os dois primeiros grupos foram imunizados porque não há idosos em casas de abrigo em Canaã.

De acordo com o Plano de Vacinação, na segunda fase o município contemplará os profissionais da segurança pública na ativa e idosos com mais de 60 anos.

A prefeitura informou que enviou uma carta de intenções para adquirir 160 mil doses junto ao Instituto Butantan, mas não há previsão para quando a compra estará disponível. “Nós estamos confiantes de que, no decorrer do ano, mais opções de vacinas estejam ao nosso alcance. O município tem se preparado para as aquisições”, ressaltou a prefeita Josemira Gadelha.

Por Dayse Gomes