Em Canaã dos Carajás, o assaltante Kristhian Serra dos Santos morreu, na madrugada de sexta-feira (15), em confronto com uma guarnição do 17º Pelotão da Polícia Militar, na Vila Planalto. Ele e outros estavam seno procurados após terem arrombado o depósito de uma loja de materiais para construção, de onde retiraram nove bobinas de fios elétricos de cobre. Diante da agressão, os PMs revidaram e o assaltante foi atingido mortalmente. O arrombamento e o furto foram registrados em vídeo.
Segundo Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia de Polícia Civil, eram 4h20 da madrugada quando a guarnição recebeu um chamado dando conta de que um bando havia assaltado o depósito de um estabelecimento comercial e que estavam se deslocando em um automóvel WV Fox, escuro, rumo a Parauapebas.
Nas buscas, encontraram o carro com os assaltantes à altura da Vila Planalto, em direção ao município vizinho. Os policiais sinalizaram para que o carro, com cinco pessoas, parasse, mas não foram obedecidos, iniciando-se uma perseguição que acabou em uma das ruas da vila, próximo da Escola Adelaide Molinari, quando o automóvel bateu em uma cerca de arame.
Após o choque, todos os suspeitos, cada um portando uma arma de fogo, saíram correndo do carro e se embrenharam no mato, de onde passando a atirar contra os policiais, que revidaram disparando na direção de onde eram atacados.
Um dos bandidos, identificado depois como Kristhian Serra dos Santos, foi atingido, enquanto os outros fugiram, o deixando para trás. Ele ainda chegou a ser socorrido pelos próprios PMs e levado ao Hospital Municipal de Canaã, mas devido à gravidade dos ferimentos a bala, morreu.
No local, os policiais encontraram a arma que estava com Kristhian dos Santos, uma espingarda calibre 36, de fabricação caseira, com duas munições intactas, o automóvel VW Fox, cinza, placas OFQ-0739/Parauapebas (PA) e uma carretinha atrelada ao veículo, com as nove bobinas de roubadas.
(Caetano Silva)