Canaã dos Carajás terá uma nova Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), conhecida popularmente como Centro de Controle de Zoonoses. De acordo com a Prefeitura, foi dado início as obras de construção do prédio no bairro Cidade Nova.
O serviço realizado pela UVZ baseia-se nas normativas do Ministério da Saúde. Entre as principais atribuições estão o Controle de raiva e leishmaniose visceral canina (calazar), através de testagem, captura de animais suspeitos, eutanásia, inquérito canino e inquérito vetorial. O município também pretende, numa próxima etapa, realizar ações de prevenção contra dengue e doença de chagas.
“Queremos implantar o serviço de controle de raiva animal. Esse serviço queremos iniciar antes da construção da nova UVZ e ampliá-lo quando tivermos o novo prédio. Além disso pretendemos organizar o serviço de controle populacional animal, ou seja, implementar a castração animal”, ressaltou Douglas Pacheco, Coordenador da Vigilância em Saúde de Canaã.
Atualmente, o município conta com uma UVZ tipo 1, que já realiza trabalho preventivo e de controle de doenças. Com a construção da nova Unidade, haverá uma estrutura maior e a capacidade de atender além de animais de pequeno e médio porte, também haverá espaço para animais de grande porte, como os cavalos.
De acordo com a prefeitura, a previsão para a inauguração da Unidade de Vigilância em Zoonoses (Centro de Zoonoses) é na primeira quinzena de dezembro.
1 comentário em “Canaã dos Carajás ganhará Centro de Controle de Zoonoses”
Preciso de ajuda pra salvar uma cachorrinha. Já foram feitas diversas denúncias. Telefone não atende. A cachorrinha está talvez com a doença de Calasar e os munícipes Aki estão maltratando a cachorrinha. Alguém pode vir buscá-la. Está no bairro Jdim Europa l entre as ruas A e B.