Canaã dos Carajás: na quarta sessão do ano, vereadores aprovam indicações ao executivo e mostram apoio ao funcionalismo público

Continua depois da publicidade

Aconteceu, na noite desta terça-feira (27), a quarta Sessão Ordinária do Legislativo em Canaã dos Carajás. O pleito encerrou os trabalhos da Casa de Leis no mês de fevereiro e trouxe ao debate algumas importantes indicações ao executivo, além da aprovação de um parecer sobre o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 01/2018. Todos os vereadores, à exceção do líder do governo Wilson Leite (PDT), estiveram presentes na Câmara Municipal.

Ainda na pauta das falas dos parlamentares, a greve geral dos servidores, suspensa no fim da tarde, foi um dos grandes assuntos. O vereador Dionísio Coutinho (PSC) usou a tribuna para fazer um pequeno desabafo. O jurídico do Sindicato dos Servidores Públicos de Canaã se reuniu, na manhã do mesmo dia, para uma reunião com alguns vereadores, onde foi pedido apoio na luta por reajuste salarial. Na ocasião, uma fala de Dionísio foi gravada pelo advogado do sindicato e, de acordo com o parlamentar, editada e publicada nas redes sociais: “Esse áudio foi editado e só a parte que interessava a quem publicou foi divulgada. Vou dizer com todas as letras: isso é falta de caráter. Eu havia criticado algo com que não concordava e foi feito isso. Não me manifestei pelas redes sociais, uso a tribuna para falar o que se deve.”

O presidente da Câmara Municipal, vereador Junior Garra, mostrou apoio a Dionísio: “Irei cobrar que o jurídico tome as medidas cabíveis para punir este advogado. De uma forma irresponsável, ele veio aqui e desrespeitou os vereadores. Nós estamos aqui para mediar, buscar um consenso e ser imparciais. Devemos legislar para toda a população e não só para uma categoria. Nós não vamos entrar no joguinho de um advogado que vem de fora e não sabe o que vocês, servidores, passam.”

IMG_2784

Durante o seu tempo no Grande Expediente, a vereadora Vânia Mascarenhas (PDT) também fez o uso da palavra: “Quero me referir ao governo nesse momento. Não estamos tendo respostas das obras no município; quero pedir ao planejamento que verifique essa situação. Quanto à questão dos servidores, gostaria de dizer que eles têm meu total apoio e estão lutando por uma causa justa. Nós não podemos ficar nessa briga, nos matando, pois Canaã só tem a perder”.

Maria Pereira (PDT) criticou alguns problemas com a iluminação pública no município e também se mostrou favorável aos servidores: “Sou a favor dos funcionários públicos, o serviço do município é feito por eles. Sou solidária no direito de lutar e sou contra algumas atitudes do governo, mas também de alguns servidores. Estou aqui para apoiar tanto o governo, quanto os servidores e qualquer cidadão.”

Anderson Mendes (PTB) também fez um desabafo e mostrou insatisfação com um comunicador da cidade que o criticou por faltar nas duas últimas sessões: de acordo com Anderson, o comunicador não explicou que as faltas foram por motivos de saúde. O vereador falou sobre alguns avanços conquistados pelo seu mandato e falou sobre a greve: “Quero deixar meu total apoio aos servidores: eles têm total direito de lutar pelo que é seu. Espero que cheguem logo a um acordo e o servidor volte a trabalhar, pois quem ganha com isso é o povo.”

Ainda na sessão, o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação ao Projeto de Emenda 01/2018 foi aprovado de maneira unânime pelos parlamentares.

A indicação 08/2018, do vereador João Nunes (PMDB), que pede ao executivo a construção de calçadas no município, foi aprovada com o voto de todos. Aprovadas também, as indicações 021/2018, de Walter Diniz (PMDB), pedindo a ampliação do refeitório na Escola Adelaide Molinari, a 022/2018, de Rael da Marcenaria (PHS), que pede a construção de uma pista de motocross, e a 023/2018, de Vânia Mascarenhas, que pede a construção de coberturas nos parques infantis das creches de Canaã, seguem agora para o governo municipal.

A próxima sessão está marcada para terça-feira (6), às 18 horas, na Câmara Municipal.

Deixe seu comentário

Posts relacionados