Desde o início do segundo semestre letivo, a lavradora Cláudia Carrilho e os filhos, Bruna e Edvaldo, passaram a uma nova rotina escolar. A família mora na zona rural de Canaã dos Carajás, na VS-02, distante cerca de 5 km da Escola Municipal Adelaide Molinari, que fica na Vila Planalto. Para a mãe, a mudança na carga horária, que veio com a implantação do Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), está cumprindo com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos da rede pública.
“Eu estou achando muito importante para o aprendizado dos nossos alunos porque tivemos aí quase três anos de pandemia e esses alunos ficaram com uma defasagem, querendo ou não, no aprendizado. Nosso governo de Canaã está de parabéns porque essa iniciativa, com certeza, vai fazer a diferença no amanhã deles”, avalia.
Em 2023, a prefeitura de Canaã, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), implantou o Programa de Recomposição de Aprendizagens para atenuar os impactos causados pelo período da pandemia de covid-19. Uma das estratégias é o PIP, que entrou em vigor em agosto deste ano e equivale à segunda fase do programa.
Segundo a coordenadora técnica do PIP, Élida Mota Simonetto, no primeiro semestre de 2023 a Semed fez um levantamento detalhado que identificou o nível de aprendizado dos alunos e, assim, as seguintes classificações: Insuficiente, Básico e Proficiente, que resultaram na formulação do material didático, elaborado para atender às habilidades conforme o grau de necessidade. Ao todo, 12.502 alunos receberam o livro do PIP na volta às aulas, em agosto. Contudo, de acordo com Élida, a entrega prossegue porque as escolas continuam recebendo novos alunos.
“Essa sondagem diagnóstica ela veio para nivelar o conhecimento que cada aluno apresenta por causa do déficit de aprendizagem do período pandêmico. Nós sabemos que a nossa cidade tem um processo migratório, mas as escolas estão preparadas para receber e nivelar esses alunos conforme o grupo adequado”, explica a coordenadora.
Ao todo, 368 professores da rede municipal fazem parte do PIP, mas para as séries iniciais é exigida também a graduação em Pedagogia. Além das habilidades didáticas e técnicas da equipe, a implantação do PIP também promoveu a reestruturação do transporte e da merenda escolar, tendo em vista que houve uma adição de mais 50 minutos de aula, com o intuito de aprofundar o ensino das disciplinas de Português e Matemática. Por isso, no período da manhã os alunos passaram a entrar às 7h e sair às 12h15min. Já no período da tarde a entrada passou a ser a partir de 13h30min e a saída às 18h45min.
Garantindo a presença dos alunos com segurança, a Semed atende com o transporte escolar tanto a zona urbana quanto a zona rural de Canaã dos Carajás. E, para assegurar o sucesso do PIP, houve um acréscimo de mais 20 ônibus nas rotas.
Merenda escolar
O horário de saída de casa não foi a única mudança na rotina dos alunos da rede pública de Canaã dos Carajás. Agora, a chegada à escola tem um gostinho diferente graças ao acréscimo de mais duas refeições no cronograma, que antes eram quatro e agora totalizam seis. De acordo com Andréa Pinto da Silva, coordenadora técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município, são ofertados três lanches pela manhã e três à tarde, priorizando o bem-estar dos estudantes.
“O nosso cardápio é variado em calorias, nutrientes, [com] várias frutas incluindo as regionais, verduras da agricultura familiar. A gente sabe que ninguém consegue aprender com fome e muitos não têm toda essa diversidade de alimentos em casa. Nós somos a garantia de que esse alimento está chegando para o aluno”, afirma Andréa, ressaltando que agora os alunos também recebem um lanche na saída da escola.
Avaliação de resultados
O Programa de Recomposição de Aprendizagens foi elaborado para execução em longo prazo, por isso a implantação das estratégias ocorre por etapas e a fase de implantação ocorreu em maio deste ano, com a entrega do livro do Projeto Praticando Ideb, direcionado às turmas de 2º, 5º e 9º anos com o objetivo de preparar os alunos para fazerem a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que será em outubro.
O Plano de Intervenção Pedagógica é desenvolvido em paralelo às atividades avaliativas regulares. Por isso, os alunos também terão avaliações do PIP a cada bimestre e os resultados serão apresentados no Conselho de Classe para que, após a análise do desempenho, seja feito o reagrupamento e, ao final, a consolidação das aprendizagens.
“Eu tenho certeza de que os resultados serão muito positivos porque toda a comunidade escolar, toda a Semed, todos os professores, todas as famílias estão abraçando o PIP para que os alunos, que são o nosso alvo, sejam recuperados desse processo pandêmico.”, assegura a coordenadora do PIP, Élida Mota Simonetto.
Texto: Fabiane Barbosa (Ascom PMCC)