A Prefeitura de Canaã dos Carajás prorrogou a campanha de vacinação contra o sarampo até o dia 31 de outubro. As pessoas entre 20 e 49 anos de idade devem procurar as Unidades Básicas de Saúde. O município segue a recomendação do Ministério da Saúde que ampliou o prazo para que os municípios brasileiros consigam atingir a meta vacinal.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Canaã imunizou apenas 25% do público alvo. A preocupação é com a circulação do vírus ativo no Estado do Pará, que é responsável em mais de 60% dos casos confirmados no país.
Dados preliminares das secretarias estaduais de saúde, registrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, apontam que desde o início da ação, em março, até o dia 17 de agosto, foram vacinadas 5,29 milhões de pessoas. Nesta quarta etapa da Mobilização Nacional de Vacinação contra o Sarampo, a população-alvo nesta faixa-etária totaliza mais de 90 milhões de pessoas.
De acordo com o MS, neste ano, até 25 de julho, foram confirmados 7.293 casos de sarampo em 21 estados, entre eles: Pará (4.713 casos – 64,6%); Rio de Janeiro (1.241 casos – 17%); São Paulo (721 casos – 9,9%); Paraná (305 casos – 4,2%); e Santa Catarina (111 casos – 1,5%).
Sarampo
É uma doença grave e de alta infecção. Uma pessoa pode transmitir para até 18 outras pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
Sintomas iniciais:
– febre acompanhada de tosse;
– irritação nos olhos;
– nariz escorrendo ou entupido;
– falta de apetite;
– mal-estar intenso.
Complicações:
O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida e até causar a morte. As principais complicações variam de acordo com as fases da vida do paciente, como:
Crianças: pneumonia; infecções de ouvido; encefalite aguda (inflamação no encéfalo – parte do sistema nervoso dentro do crânio); morte.
Adultos: pneumonia.
Gestantes: parto prematuro; bebê com baixo peso.
Por Dayse Gomes
(Com informações do Ministério da Saúde)