Uma denúncia levou os Agentes de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) ao bairro Novo Brasil, em Canaã dos Carajás. O foco de queimada num terreno particular, conhecido como a “Serra do Novo Brasil”, começava a se espalhar por causa dos ventos fortes, levando muita fumaça para dentro das casas e gerando preocupação entre os moradores.
As equipes tiveram dificuldade para apagar o incêndio. A ação durou cerca de uma hora. “Tivemos o apoio de dois caminhões-pipas que auxiliaram com água no combate direto, e também as mochilas da brigada ambiental. Com muito esforço, estratégia e determinação nossa equipe conseguiu controlar o fogo,” explicou o engenheiro florestal Ivan Faustino, gestor do Parque Veredas dos Carajás.
O terreno queimado fica próximo a uma área verde e já foi alvo de incendiários antes. Segundo a Semma, esse mesmo local foi tomado pelo fogo em 2019, provocando enorme fumaça que prejudicou boa parte da população.
Os agentes conseguiram identificar um suspeito. “Essa pessoa tem problemas mentais e no ano passado foi detida duas vezes pela Polícia Militar. Essa pessoa suspeita é uma incendiária bem conhecida na região. No momento em que chegamos, a pessoa estava saindo. Como não foi feito o flagrante, não teve como autuar,” lamentou Faustino.
A Secretaria de Meio Ambiente de Canaã tem um telefone para quem quiser denunciar crimes ambientais, como as queimadas. O disk-denúncia é (94) 9126-7492.