Garantindo a qualificação profissional e o desenvolvimento do Turismo, a Prefeitura de Canaã dos Carajás, realiza diversas capacitações para a estruturação dos serviços e do atendimento ao público. A oficina de Fluxo de Caixa e Capital de Giro teve início nesta terça-feira (5) e é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Outro curso em andamento é o de Condutor de Trilhas e Caminhadas, que teve início nessa segunda-feira (4), visa levar qualificação às pessoas que moram dentro ou no entorno das Unidades de Conservação (UC) e é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur).
As aulas teóricas são realizadas no auditório da Semdec e segundo o coordenador de Turismo, Reginaldo Pires Ferreira, é a segunda vez que esse curso é realizado em Canaã e a quantidade de inscritos foi maior que no ano passado. “Em dois dias a gente recebeu um total de 48 inscritos, mas a capacitação disponibiliza apenas 25 vagas.”
Os instrutores são do Instituto de Desenvolvimento Florestal da Biodiversidade (Ideflor-bio) e também do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) e as aulas práticas serão realizadas no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, na localidade conhecida como Cachoeira do Goiano.
Ainda de acordo com Reginaldo Ferreira, a parceria com essas instituições além de garantir a devida certificação, contribui com o desenvolvimento do Turismo Ecológico proposto pelo Termo de Cooperação assinado entre a Prefeitura de Canaã dos Carajás e o Governo do Estado, por meio da Diretoria de Políticas Públicas para o Turismo (DPOT).
O curso de Condutor de Trilhas e Caminhadas faz parte um projeto que já qualificou aproximadamente 25 mil pessoas, gerando resultados positivos para a atividade turística em vários municípios paraenses. Em Canaã, desde o dia 28 de agosto já foram realizados os cursos de Garçom e Garçonete e o de Qualidade do atendimento. As qualificações são ofertadas pela Semdec em cooperação com várias instituições visando o desenvolvimento do Turismo como matriz econômica do município.
“No primeiro semestre foram realizados diversos cursos na área do empreendedorismo e do atendimento ao público, principalmente durante o Festival Gastronômico, contando com a parceria do Sebrae pela nossa Sala do Empreendedor”, informa o coordenador de Turismo da Semdec, Reginaldo Pires Ferreira.
(Texto: Fabiane Barbosa. Fotos: Diego Barbosa/ Ascom PMCC)