O Boletim divulgado nesta quinta-feira (18) pela Secretaria de Saúde de Canaã dos Carajás registrou 93 novos casos da covid-19. Só nas últimas 48 horas, foram 184 pessoas infectadas pelo vírus. Outro dado preocupante é o aumento de internações que totalizam 37 pessoas hospitalizadas em redes pública e particular de Canaã.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o contágio está ocorrendo de forma mais acelerada. Com isso, o número de pessoas que tem o quadro de saúde agravado também aumenta. Só no Hospital de Campanha, que oferta 33 leitos recentemente ampliados, a ocupação chega a 75%.
Como Canaã não tem uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), os pacientes com casos graves têm recorrido a hospitais de municípios vizinhos e até da capital, mas por causa da superlotação, a fila de espera por um leito só aumenta. Em Parauapebas, por exemplo, nesta quarta-feira (17) não havia leito disponível na UTI.
De acordo com o boletim, o município registra 61 óbitos e 6491 casos registrados desde o início da pandemia. Outras 584 pessoas estão sendo monitoradas pela prefeitura e até o momento, mais de 6 mil pessoas já se recuperaram.
Por Dayse Gomes