A Secretaria de Saúde de Canaã dos Carajás registrou, em menos de um mês, uma queda de 50% no número de internações da covid-19 (coronavírus) no município. No dia 1º de junho, 17 pessoas estavam em tratamento na Unidade de Internação do Novo Brasil e na rede privada. Na semana passada, esse número caiu para 7. Atualmente, 11 pessoas seguem internadas.
Mesmo com o aumento de internações nos últimos dias, as estatísticas apontam uma diminuição dos casos graves da doença. Para a Secretaria, a redução de internações é resultado do trabalho de monitoramento de casos confirmados do novo coronavírus, principalmente com as pessoas portadoras de doenças crônicas ou em condições de risco.
O chefe da Vigilância em Saúde, Douglas Pacheco, explica que é feito uma intervenção imediata com consultas médicas, exames, medicações e suporte de oxigênio para pacientes de risco. “Assim, estamos conseguindo evitar agravamentos dos quadros”, ressaltou Pacheco.
A prefeitura realiza atendimento telefônico de triagem, pelo Disk Coronavírus, e monitoramento de todos os casos em isolamento domiciliar. Os pacientes ainda recebem gratuitamente os medicamentos receitados pelo médico para tratamento.
Covid-19 em Canaã
De acordo com o último boletim epidemiológico, dos 1956 casos confirmados da doença, mais de mil pessoas já haviam se recuperado no município. Apesar dos dados apontarem um cenário otimista, ainda há muitos casos da covid-19 sendo notificados através da testagem rápida. Por isso, a Secretaria ressalta a importância de manter o distanciamento social e as regras de higienização para evitar o contágio.
Nesta segunda-feira (22), o município registrava 20 óbitos e 43 novos casos da doença.