Nove jovens de Canaã dos Carajás, que participaram da oficina de cinema, tinham pouca ou quase nenhuma experiência com audiovisual. Agora são responsáveis pelo filme que será exibido na Mostra de Cinema do Cultura na Praça, projeto que leva oficinas gratuitas de cinema para o interior do Estado, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O lançamento do filme “A continuação de um sonho” será neste sábado, dia 25 de março, às 18 horas, na quadra esportiva da escola Raimundo Oliveira, e contará com a participação do grupo Flores do Carimbó.
O filme, baseado em fatos reais, conta a história de Grazielle Silva, de 17 anos, uma das participantes da oficina. A produção aborda o luto e sonhos. “Durante as filmagens, para mim, algumas cenas foram mais difíceis de interpretar, porque parecia que eu estava vivendo aquilo novamente. Então, pôr pra fora o sentimento de perda e tristeza foi muito difícil. Mas, ao mesmo tempo, foi uma experiência ótima, na qual aprendi que posso tudo, ser quem eu quiser e escolher a profissão que eu quiser. Basta ter dedicação”, comenta Grazielle.
Para o coordenador do projeto, Cris Azzi, o filme é um convite a viver o presente. “Essa história deixa um rastro muito forte em quem assiste. É um convite para vivermos intensamente o presente e as nossas relações afetivas. Não deixar pra falar sobre amor depois”, afirma o cineasta.
Roteiro escolhido
Na oficina de cinema do projeto Cultura na Praça, em Canaã dos Carajás, a equipe convidou os participantes a conhecer cada fase de uma produção audiovisual, desde a ideia às técnicas de roteiro, passando pela fotografia e captação de imagem e som.
“Esse processo de criação foi muito orgânico, onde os alunos começaram a oficina fazendo um exercício individual com a câmera, buscando contar micro-histórias a partir das imagens e, depois, foram convidados a pensar coletivamente sobre um tema para a criação do filme, que é o grande momento da oficina”, conta Azzi.
Além de ter sido roteirizado, interpretado e gravado pelos alunos, a música final do filme também ficou por conta dos participantes. A canção “Sem você” foi composta por Israel Oliveira, jovem que participou da oficina junto com a irmã, Bianca Oliveira.
Pará
Além de Canaã, outros três municípios do sudeste paraense estão participando do projeto Cultura na Praça: Ourilândia do Norte, Curionópolis e Parauapebas. As oficinas são direcionadas aos adolescentes entre 13 e 19 anos, e pessoas a partir de 45 anos.
Em Ourilândia do Norte, a oficina resultou no filme “Inhõbikwa”, que aborda o respeito à diversidade cultural no país e o reconhecimento da contribuição da população indígena na formação da identidade brasileira.
Já no distrito de Serra Pelada, em Curionópolis, o projeto formou duas turmas: uma destinada para adolescentes e jovens, no período de 16 a 19 de março, e outra para pessoas com 45 anos ou mais. A oficina está em andamento. A última cidade paraense a receber o projeto será Parauapebas.
Os cinco curtas-metragens criados em solo paraense, além de serem exibidos para a comunidade, serão lançados no Cine Babaçu, plataforma virtual que reúne 25 produções feitas nas edições passadas do Cultura na Praça e que pode ser acessada pelo endereço www.culturanapraca.art.br.