Nesta terça-feira (07), a Prefeitura de Canaã dos Carajás lançará o Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal, que beneficiará mais de 130 alunos da rede municipal de educação. Uma cerimônia simbólica será realizada na Escola Municipal Sebastião Agripino, com a entrega de óculos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o programa foi ampliado no município, que contará com três equipes próprias para atendimento, encaminhamentos à rede de saúde e assistência psicossocial. A entrega dos óculos é a última etapa de uma ação que começou com o acompanhamento escolar dos alunos e encaminhamento para consultas médicas. O serviço é realizado em todas as escolas.
Com o tema “Nossa lição é cuidar do futuro”, o programa conta com equipes coordenadas de profissionais da odontologia, nutrição, psicologia, saúde – como enfermeiros, técnicos de enfermagem e oftalmologistas, fonoaudiologia e educação – para realizar o trabalho de avaliação, consultas, orientações e intervenções nos alunos da rede municipal de ensino e, posteriormente, da rede estadual.
Em 2022
Mais de 13 mil alunos foram atendidos no ano passado. A ação inclui a disponibilização de medicamentos, como vermífugos, exame para rastreio de hanseníase, atualização das cadernetas de vacina, avaliação nutricional e de acuidade visual.
Quase 12 mil alunos passaram pelo teste visual e mais de 1,3 mil foram encaminhados para o oftalmologista para consultas. Também foi realizada a avaliação odontológica em mais de 12 mil alunos, com entrega de kits de higiene e escovação, aplicação de flúor e encaminhamento de mais de 700 para consultas com odontólogo. Ainda foram realizadas avaliações e encaminhamentos para especialistas de fonoaudiologia e psicologia.
A prefeita de Canaã, Josemira Gadelha, destacou que a ação vai gerar benefícios para toda a sociedade. “Entendemos que não tem como avançar, que não tem como seguir para essa Canaã 2035, para essa cidade que temos como lema, se nós não fizermos esse trabalho de prevenção, se nós não cuidarmos das nossas crianças e dos nossos jovens”.