A unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Canaã dos Carajás informou nesta terça-feira (11), que o atendimento presencial para solicitar o benefício do seguro-desemprego está suspenso, temporariamente, devido a um problema técnico no sistema local. A previsão é que o serviço seja restabelecido no dia 31 de janeiro.
O SINE não explicou qual foi, especificamente, o problema técnico, mas informou que o morador de Canaã pode dar início ao processo para adquirir o benefício pelo aplicativo ‘Carteira de Trabalho Digital’ ou pelo ‘Portal Emprega Brasil’, do Governo Federal.
O Seguro-Desemprego é um dos benefícios da Seguridade Social e tem a finalidade de garantir assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente (sem justa causa).
Para tirar dúvidas sobre os procedimentos, o trabalhador pode entrar em contato com o Sine por meio do aplicativo WhatsApp ou pelo telefone 94-99123-5373, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Portal Emprega Brasil
O Ministério do Trabalho criou o portal para agilizar o pedido do Seguro-Desemprego. Antes, o trabalhador precisava agendar o comparecimento a um posto de atendimento do Sine, preencher um formulário e entregar a documentação. Apenas depois de comparecer ao Sine, começa a contar o prazo de 30 dias para recebimento do benefício.
Com a mudança, assim que receber a documentação para encaminhar o Seguro-Desemprego, o trabalhador poderá fazer o pedido imediatamente pela internet, por onde irá preencher o formulário que hoje é respondido no Sine. O prazo de 30 dias para receber o benefício começará a contar a partir deste momento.
O trabalhador ainda precisará comparecer a uma agência do Sine pessoalmente, mas o atendimento deve ser mais rápido já que a parte mais demorada dos atendimentos presenciais é o preenchimento cadastral que já terá sido feito pelo computador.
O encaminhamento do Seguro-Desemprego será feito pelo site Emprega Brasil, no endereço: https://empregabrasil.mte.gov.br/
Por Dayse Gomes