A Secretaria de Segurança Pública Viária de Canaã dos Carajás realiza, neste domingo (21), uma caminhada em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. O objetivo é refletir sobre o valor da vida humana e a responsabilidade no trânsito. A concentração será em frente ao Terminal Rodoviário de Canaã dos Carajás, às 17h.
A data foi criada em 1993 pela RoadPeace, organização social do Reino Unido, como uma forma de lembrar das vítimas de sinistros no trânsito. Dois anos depois, em 26 de outubro de 2005, a Assembleia Geral Das Nações Unidas instituiu a data mundialmente, buscando melhorar a segurança viária no planeta.
A celebração é uma oportunidade para aumentar a consciência pública em relação à perda de pessoas em acidentes de trânsito, além de enfatizar a necessidade de intensificar os esforços para controlar esse importante problema de saúde pública, já que muitas vítimas carregam sequelas pelo resto da vida.
De acordo com estudos da Organização das Nações Unidas (ONU), apresentados na 3ª Conferência Ministerial de Segurança Viária, realizada em fevereiro de 2020, em Estocolmo, morrem cerca de 1,35 milhão de pessoas vítimas de sinistros de trânsito todos os anos no mundo, sendo que 90% dessas mortes ocorrem em países de média ou baixa renda.
Brasil
Por iniciativa da ONG Trânsito Amigo, a data foi celebrada no Brasil pela primeira vez em 2007. Várias entidades e órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) realizam ações, ainda não de uma maneira conjunta, porém, todos os anos há registros de cerimônias que marcam a data em vários estados brasileiros.