A Prefeitura de Canaã dos Carajás, através da Secretaria Municipal de Saúde, prorrogou para 30 de novembro, as campanhas de vacinação contra a poliomelite e de multivacinação, responsável para completar o esquema vacinal de crianças e adolescentes, de até 15 anos, que estão com alguma das vacinas da caderneta em falta. O encerramento seria nesta sexta-feira (30), mas por conta da baixa procura, a Secretaria Estadual de Saúde determinou a ampliação do prazo em todo o Estado com objetivo de atingir a meta de imunização.
Em Canaã dos Carajás, apenas 40% do público alvo, crianças de 1 a menores de 5 anos de idade, foram vacinados contra a pólio, um número considerado muito abaixo do esperado. A campanha de multivacinação teve um índice pior de adesão, com apenas 35% do pública alvo imunizado.
Gravidade
A Secretaria Municipal de Saúde alerta aos pais e responsáveis sobre a gravidade da poliomelite (paralisia infantil), que é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia. Por isso a importância de vacinar as crianças, de acordo com o calendário vacinal.
O município também vai manter a vacinação contra o sarampo, voltada para adultos de 20 a 49 anos; e contra a influenza, para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e pessoas de 55 a 59 anos.
As doses estão disponíveis nas nove Unidades Básicas de Saúde na zona urbana e nas UBS’s das Vilas Planalto e Bom Jesus, na zona rural.
Por Dayse Gomes