Canaã vence o Paragominas nos pênaltis e avança no Campeonato Paraense da Série B1

Falcão perdeu no tempo normal para o Jacaré, mas se superou nas penalidades, vencendo por 7 a 6
(Foto: Lenno Costa)

Continua depois da publicidade

A torcida do Falcão do Sudeste vive em êxtase pela classificação do time. Na tarde deste domingo (24), o Canaã Futebol Clube recebeu o Paragominas Futebol Clube (PFC) pelo jogo de volta das quartas de final I do Campeonato Paraense da Série B, no Estádio Municipal Benezão, em Canaã dos Carajás. Na partida de ida, o Falcão derrotou o Jacaré, por 1 a 0, na Arena Verde, em Paragominas.

Com o resultado negativo, o PFC precisava sair para o jogo para buscar o triunfo, e, ainda no primeiro tempo, abriu o marcador. Depois da troca de passes, Tiago Recife chutou cruzado, o goleiro Pedrão defendeu e na sobra, Aleff mandou para o fundo do barbante, 1 a 0 para o Jacaré. Antes do gol, o time do Paragominas perdeu o zagueiro Jeferson, expulso logo no início do jogo.  

A disputa foi para as cobranças de pênaltis. O Canaã cobrou primeiro e marcou com Railson. O Paragominas não deixou por menos e empatou através de Tiago Recife. Gabriel Capanema converteu para o Falcão. Matheus Paragominas empatou para o Jacaré. O atacante Paulo Rangel deixou sua marca e fez para o Canaã. Erick cobrou e o goleiro Pedrão defendeu para o Falcão. Wanderlan cobrou e marcou novamente para o Canaã. Kauê bateu e marcou para o PFC. Victor Diniz teve a chance de fechar para o time da casa, mas parou na defesa do goleiro Henrique. Hugo cobrou e marcou para o Paragominas fechando a série em 4 a 4.

Os pênaltis alternados seguiram no Benezão. Pietro cobrou e fez para o Canaã. Guilherme Sales soltou o pé e deixou sua marca para o Paragominas. O garoto Sávio cobrou bem e marcou mais um para o Falcão. Pedro Henrique deixou o seu e empatou para o Jacaré. Marudá converteu mais um para o Canaã. Popó foi para a cobrança e isolou, perdendo para o PFC. Placar final: Canaã 7 x 6 Paragominas. 

“A gente nunca quer penalidades, até porque é o último recurso. Gostaríamos que fosse no tempo normal com o resultado positivo, mas é a competição. Não é fácil essa Segundinha,” afirma Pedrão, goleiro do Canaã. “Tenho propriedade para estar falando: ano passado joguei pelo Cametá; fomos campeões e fiz história. Aqui em Canaã não é diferente. Quero muito o acesso, quero muito ser campeão e entrar para a história. Estamos focados para isso”.

Com a classificação garantida, o Canaã Futebol Clube vai encarar o Pinheirense Esporte Clube, de Icoaraci, em jogos de ida e volta. A Federação Paraense de Futebol (FPF) ainda vai marcar as datas, os horários e os locais dos duelos. O jogo de ida vai ser no Estádio Municipal Benezão, em Canaã do Carajás, e a partida de volta em Belém. 

Por Fábio Relvas