Canaãrimbó, Encantos do Sairé e Escola de Música abrem programação de novembro na Casa da Cultura

Em mais um “Show de Casa”, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás convida a população para o espetáculo nesta sexta (1º), às 19h
Encantos do Sairé (Foto: Alceu Bett)

Continua depois da publicidade

Espaço do Instituto Cultural Vale no Pará, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (CCCC) organiza mais um espetáculo “Show de Casa” para a próxima sexta-feira (1º), às 19h. O evento reunirá dois projetos artísticos contemplados no Edital Casa Aberta Amazônia Paraense, para uma noite recheada de muita música, cultura e arte.

Os projetos Canaãrimbó, do grupo Flores do Carimbó, e Encantos do Sairé, da Companhia de Dança Yaguara, juntamente com o Grupo de Percussão da CCCC, abrirão o calendário festivo da Casa da Cultura. É tudo gratuito e com classificação indicativa livre, por isso, reúna a família, os amigos, e aproveite o “Show de Casa”. A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás está localizada na Rua Esmeralda, nº 141, bairro Nova Canaã II.

Canaãrimbó

Fundado em 2016, o Canaãrimbó é um projeto do grupo Flores do Carimbó, formado por mais de 22 integrantes, com o objetivo de promover o crescimento do movimento do Carimbó, uma expressão cultural imaterial do Pará, e levar alegria por onde passa, dançando e difundindo essa rica tradição paraense.

O grupo foi contemplado este ano no Edital Casa Aberta Amazônia Paraense, que premiou 20 projetos com a quantia de R$ 20 mil.

Encantos do Sairé

O espetáculo da Companhia de Dança Yaguara mergulha no encantamento da Festa do Sairé, retratando suas origens e significados, bem como as vibrantes manifestações culturais que a compõem. Com personagens como o boto (animal e homem), a rainha do artesanato, a rainha do Lago Verde, a rainha do Sairé, pescadores e ribeirinhas, o espetáculo narra essa história por meio das danças tradicionais como o Carimbó, Siriá, Lundum, Chula Marajoara, Mazurca e Desfeiteira, trazendo à cena a riqueza do folclore paraense em sua forma mais pura e mágica.

Fundada em abril de 1997, por Cláudio Roberto, a Companhia de Dança Yaguara tem como principal missão promover a cultura local, preservando as danças folclóricas do Pará. Ao longo dos anos, a Yaguara tem conquistado respeito pela excelência de seu trabalho na difusão da dança e preservação do patrimônio artístico.

Grupo de Percussão da CCCC

O Grupo de Percussão da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás tem dois anos de existência e atende alunos a partir dos nove anos de idade. Ele tem como missão difundir os ritmos paraenses através do vasto repertório regional do estado.

O grupo é liderado pelo professor e percussionista, Thiago Bragança, que coleciona experiências com grupos de ritmos paraenses, como Sancari (membro e filho de Mestre Lucas e Mestra Neire Rocha, fundadores do grupo), Arraial do Pavulagem, Zimba Carajás, entre outros.

Desde 2022 o grupo vem se apresentando de forma frequente em diversos eventos da cidade, em especial no espetáculo “Esse Rio é Minha Rua”, realizado em outubro de 2023; no palco principal da Feira Artístico Literária de Canaã dos Carajás (FLAAC), nos anos de 2022 e 2023; no Projeto Expresso do Amanhã, em junho de 2024; na Canaã Cidade Junina, em junho deste ano, além de eventos corporativos e culturais.

SERVIÇO

  • O quê? Casa da Cultura de Canaã dos Carajás realiza mais uma edição do “Show de Casa”;
  • Quando? Dia 1º de novembro de 2024 (sexta-feira), às 19h;
  • Onde? Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (CCCC) – Rua Esmeralda, nº 141, bairro Nova Canaã II;
  • Quem pode participar? O evento é aberto ao público geral;
  • Ficou com dúvida? Pode ligar para o número (94) 99220-3451.

(Texto: Jéssica Borges)

2 comentários em “Canaãrimbó, Encantos do Sairé e Escola de Música abrem programação de novembro na Casa da Cultura

  1. Pedro Jhonatan Responder

    Desperdício de verba, no mínimo estão mamando na secult ou ganhando patrocínio da Vale

  2. Marcos Felipe Responder

    Ninguém se importa com “cultura paraense” exceto o povo de Belém, chega a ser constrangedor essa necessidade deles forçarem algo com o qual ninguém que nasceu na região se identifica.

Deixe seu comentário

Posts relacionados