Você sabe porque a história já mostrou: concurso para a Prefeitura de Parauapebas ou de Canaã dos Carajás é babado, confusão e gritaria. É tiro, porrada e bomba. Não passa despercebido sem uma treta ou um “B.O”. São gordos salários em jogo, e ninguém que está no páreo quer ficar de fora. E, talvez por isso, por sentir cheiro de problema pela inesperada quantidade de inscritos, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora, optou por suspendê-lo na noite desta terça-feira (7).
A banca tomou a decisão de adiar a data das provas para viabilizar que todos os candidatos façam o concurso em Canaã mesmo. Assim, pode-se esperar mais dias de aplicação das provas para todo mundo “caber” na Terra Prometida. “As datas atualizadas das provas a ocorrerem este ano serão divulgadas em breve, contendo as atualizações referentes à aplicação das provas e demais etapas do concurso”, informa a FGV.
A decisão vem depois da chiadeira dos candidatos. No último final de semana, o disputadíssimo concurso para ingresso no quadro de pessoal permanente da prefeitura da Terra Prometida virou caso de Ministério Público, que recebeu denúncia sobre a “lotação” de candidatos para fazer a prova fora de Canaã dos Carajás.
Um candidato residente em Araguaína (TO), que vai prestar o concurso para o cargo de procurador do município, denunciou que seu local de prova foi “jogado” para Belém, a 768 quilômetros de sua casa. Se ele fosse fazer a prova em Canaã dos Carajás, a distância seria de 255 quilômetros, menos da metade do caminho à capital, portanto.
Na página da FGV, há dois comunicados (um do dia 12 de dezembro e outro de 2 de janeiro) explicando e reforçando que a distribuição dos candidatos por cidades distantes do local das vagas do concurso (no caso, Canaã) foi feita “de acordo com o CEP informado em sistema até 17 de dezembro de 2024”.
“Cidades próximas”
Nos comunicados, a FGV explica que a medida foi tomada amparada no item 2.4 do edital do concurso, segundo o qual “caso o número de candidatos inscritos exceda a oferta de lugares existentes nos locais de aplicação de prova disponíveis no município de Canaã dos Carajás, a FGV se reserva o direito de alocar os candidatos em cidades próximas à determinada para a aplicação das provas”.
Ocorre, porém, que a “régua” de distância utilizada pela FGV para o que vem a ser “cidades próximas” parece ter sido inspirada em ChatGPT, uma vez que, na realidade, Araguaína é mais próxima à cidade de Canaã dos Carajás que Belém o é. E, para o denunciante, Belém fica muito distante de seu domicílio, o que significa prejuízo financeiro e torna a realização da prova inviável. Ele ainda critica que esse tipo de deliberação “fere os princípios de isonomia e prejudica muitos outros candidatos”. O denunciante pede interferência urgente do MP, tendo em vista que as provas estão previstas para serem aplicadas no dia 26 deste mês.
O concurso público da Prefeitura de Canaã dos Carajás bateu recorde em 2024 como o certame em nível municipal com a maior demanda de candidatos por vaga. Foram registrados quase 75 mil inscritos, dos quais 48,6 mil estão no páreo, porque tiveram a inscrição validada. Dessa multidão, metade reside em cidades e estados distantes de Canaã. Há inscritos de todas as regiões do Brasil, do “Oiapoque ao Chuí”.
O cargo pleiteado pelo reclamante, o de procurador municipal, é um dos mais disputados. São 1.190 pessoas concorrendo a apenas quatro vagas, cujo salário, incluindo o vale-alimentação, pode chegar a quase R$ 20 mil.
5 comentários em “Candidato denuncia concurso de Canaã dos Carajás no MP; banca suspende certame”
O cara vem de outro estado e ainda quer reclamar !
Mudaram meu local e ficou melhor.
Absurdo!!! Já tinha comprado passagem para Marabá no dia 20. Voo saindo de SP. E agora essa!!!
Quem vai arcar com o prejuízo???
Boa a noite a todos(a)!
Então é um absurdo, mesma realidade a minha, que também sou candidato e fui jogado para Belém.
Hj resido em redencao mais como os dados cadastrados na banca são de Paraiso do Tocantins.
Esperava pela lógica mais próximo redencao.
fui supriendido, e já liguei no número encaminhei o e-mail solicitando uma reavaliação e nada não respondem.
Já não era sem tempo!!!!!!!