Na próxima sexta-feira (8) os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão acessar a nota que tiraram em cada uma das provas. Uma tabela com as notas das disciplinas de linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação será disponibilizada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em Parauapebas, os estudantes aguardam ansiosos pelo momento, tendo em vista que a nota do Enem poderá ser utilizada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em universidades públicas. Bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e ainda o financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Aline Silva, 20 anos, está entre os 5,7 milhões de candidatos que participaram das provas do exame em todo o país e que agora aguardam a abertura dos programas de seleção para concorrer às vagas dos cursos de ensino superior. “Estou muito ansiosa para receber esse resultado, quero muito cursar universidade em 2016. Vou me inscrever para concorrer uma vaga no curso de Engenharia Florestal, na Universidade Federal Rural da Amazônia UFRA”, conta a candidata.
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão realizadas de 11 a 14 de janeiro. Para participar, o candidato não pode ter zerado a redação. Com a nota do Enem, o candidato ainda tem a chance de participar do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.