No último dia 15 de agosto foi realizada uma Cerimônia Pública de Posse da nova diretoria do Capítulo Lealdade e Justiça nº 779 da Ordem DeMolay em Parauapebas.
Esses pequenos homens, de 12 a 21 anos de idade, se reúnem semanalmente para falar um pouco das sete virtudes de sua Ordem DeMolay, que são: “amor filial, reverência sobre as coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.
Nesse encontro, o Capítulo parauapebense recebeu a visita da comitiva do Capítulo Antônio José Barreto nº 893, da vizinha cidade de Eldorado dos Carajás. No momento da posse, esses pequenos homens fizeram uma linda homenagem a todos os pais presentes na sessão e aos tios, como eles chamam, de forma muito carinhosa e com muito respeito, os maçons.
Durante o evento, tomaram posse Thiago Wellington de Souza dos Santos, como novo Mestre Conselheiro; Samuel Fillipi Silva Santos, como 1º Conselheiro; e Thiago Augusto Ferreira Persike como 2º Conselheiro.
A Ordem DeMolay
É uma sociedade discreta de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. É uma organização neo-templária fundada nos Estados Unidos, em 18 de Março de 1919, pelo maçon Frank Sherman Land patrocinada e mantida pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolays e Priorados da Ordem da Cavalaria – denominações das células da organização.São 7 preceptores, uma tríade, e outros cargos.
A Ordem é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques de Molay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto ao Preceptor da Normandia, Geoffroi de Charney por contestar as falsas acusações de prática de diversas heresias como infidelidade à Igreja, sodomia, adoração de ídolos etc. Pode-se acreditar que o motivo de tais acusações fosse a ambição do Rei Filipe IV, o Belo e o Papa Clemente V, pelas posses da Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.
Atualmente, a Ordem DeMolay possui cerca de 8 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil.