A bola vai rolar neste sábado (24) para a grande final do 2° turno da Copa Pará Sub-20 Região Sul, entre Carajás Esporte Clube e Gavião Kyikatejê Futebol Clube. O duelo acontece a partir das 15h30, no Estádio José Raimundo Roseno Araújo, o Rosenão, em Parauapebas. Como o Gavião Real venceu o 1° turno, se conquistar o returno, se garante nas finais com os campeões das outras regiões: Metropolitana, Nordeste e Oeste. O campeão da Copa Pará conquista uma vaga na tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, para temporada de 2024.
As duas equipes já se enfrentaram quatro vezes durante essa competição, sendo três vitórias do Carajás: 9 a 1, 3 a 0 e 1 a 0, e uma vitória do Gavião Kyikatejê: 1 a 0. O Gavião Real leva uma ampla vantagem diante da equipe indígena, com 13 gols marcados e apenas dois tentos sofridos.
O Carajás durante a sua campanha nos dois turnos somou 28 pontos, sendo 13 jogos, com oito vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, marcando 34 gols e sofrendo 13 tentos, tendo um saldo positivo de 21 gols. Já o Gavião Kyikatejê tem uma campanha mais modesta, principalmente no 1° turno, quando perdeu todas as seis partidas em que disputou, ressurgindo no 2° turno e avançando para a final. Nos 12 jogos realizados, o time indígena somou 10 pontos, com três vitórias, um empate e seis derrotas, marcando 11 gols e sofrendo 29 tentos, tendo um saldo negativo de menos 18 gols.
Uma caravana com ônibus da torcida do Carajás Esporte Clube vai sair da comunidade Palmares Sul em direção ao Estádio Rosenão. É que vários atletas do Gavião Real, inclusive alguns jogadores destaques da equipe, são da região da Palmares. Familiares e amigos desses atletas, prometem invadir o estádio para empurrar a garotada rumo ao título.
Por Fábio Relvas / Foto: Lenno Costa