Carajazz Marabá Orquestra voltará a ocupar as praças da região de Carajás

Em 2023, a primeira edição alcançou um público de mais de 5 mil pessoas nos municípios de Marabá e Parauapebas, no Pará, e em São Pedro da Água Branca e Açailândia, no Maranhão
Orquestra vai à praça 2023 - Parauapebas

Continua depois da publicidade

A segunda edição do projeto “Orquestra Vai à Praça” já tem nova data para começar. O público de Marabá será brindado com um concerto em comemoração ao aniversário da cidade, com apresentação no dia 6 de abril, na praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira. A iniciativa, realizada pela TheRoque Produções e patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, visa difundir a música instrumental com apresentações da Carajazz Marabá Orquestra e oficinas para alunos de escolas públicas.

A turnê levará concertos também às cidades de Parauapebas e Curionópolis, no distrito de Serra Pelada, nos dias 24 de maio e 14 de junho, respectivamente.

Em 2023, a primeira edição alcançou um público de mais de 5 mil pessoas nos municípios de Marabá e Parauapebas, no Pará, e em São Pedro da Água Branca e Açailândia, no Maranhão. Segundo o produtor cultural da TheRoque Produções, Jackson Gouveia, a sensação é de aprovação do público. Ele espera que “o projeto inspire a formação de mais orquestras e haja mais difusão da cultura musical na região”.

Criada em 2014, a Carajazz Marabá Orquestra, cujo maestro é Walkimar Guedes, apresenta espetáculos no formato Big Band. Atualmente, possui 21 integrantes e leva ao público repertórios clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) e obras regionais.

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, as oficinas terão como tema “A música como ferramenta didática para o ensino da matemática”, e será ministrada por Walkimar Guedes, mestrando em Educação em Ciências e Matemática.

O projeto Orquestra Vai à Praça é gratuito ao público e é uma realização da TheRoque Produções e do Ministério da Cultura, do Governo Federal, União e Reconstrução.

(Texto: Kélia Santos Araújo)

plugins premium WordPress