A Vale, em Carajás, adotou um novo modelo para calibragem de pneus de caminhões pesados, baseado no sistema de pit stop e que utiliza elementos de automação, além de otimização dos acessórios no layout. A inovação foi integralmente desenvolvida pelas equipes de Carajás e não existe em outras empresas que utilizam os mesmos modelos de equipamentos de mina, segundo nota publicada, hoje (17), pela mineradora.
A calibragem de pneus de caminhões ficou mais rápida e segura em Carajás. Até pouco tempo, os pneus dos caminhões fora de estrada eram calibrados individualmente após o processo de abastecimento nos postos, o que levava cerca de 1 hora e 15 minutos no total. Esse tempo caiu, atualmente, para 18 minutos, com a adoção de um novo conceito para calibragem, baseado no sistema de pit stop e que utiliza automação, além de otimização dos acessórios no layout.
A inovação foi integralmente desenvolvida pelas equipes de Carajás e não existe em outras empresas que utilizam os mesmos modelos de equipamentos de mina.
Implementado em 90 dias, o projeto da Unidade Móvel de Calibragem (UMC) já mostra resultados expressivos em produtividade. O equipamento calibra os seis pneus dos caminhões simultaneamente, através de seis injetoras, ligadas a um painel de comando no qual são inseridos os valores de pressão desejados – como se fosse um equipamento de calibragem normal em um posto de combustível. Mais do que isso, o ajuste das pressões é feito por meio de cálculos que ponderam qual pressão é a mais adequada, considerando a temperatura interna do pneu. O indicador é acompanhado via telemetria, pelo Sistema de Monitoramento Remoto de Pneus.