Leia no :
-
Prefeitura de Canaã se reúne com Ibama e Vale para liberar termo de referência do projeto S11D
A Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, representada pelo prefeito Anuar Alves da Silva e Prefeitura Municipal de Parauapebas, reuniram-se com moradores das vilas, conselheiros, entidades, associações, Ibama e a mineradora Vale,para discutir o Termo de Referência do Projeto S11D (Serra Sul), em Canaã na, Casa da Cultura, semana passada.
Esse termo de referência é um dos primeiros passos para a direção e implantação definitiva do Projeto Serra Sul. No mesmo foi determinado os procedimentos e critérios para a elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e formulação do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
O termo de referência foi aprovado pelos conselheiros e passa agora para uma nova fase como estudos geográficos para a implantação do projeto. Segundo Abram Assayag, gerente da área de Meio Ambiente do projeto Ferro Carajás, este termo de referência é muito importante para a implantação do Projeto em Canaã, pois o mesmo tem que se adequar aos critérios ambientais. “Não se pode pensar em qualquer tipo de investimento sem a participação da população, e o projeto Ferro Carajás será um grande marco no município de Canaã em volume de investimentos e negócios”, disse Assayag, da Vale.
O prefeito Anuar Alves disse que agora o povo de Canaã terá mais uma esperança de melhora para o município, pois com o projeto, o desenvolvimento econômico chegará. “Acho importante para região, esse é um grande passo para o desenvolvimento de Canaã”, disse o prefeito Anuar. (Marcyne Paula)
-
Disk-drogas é desarticulado pela Polícia Civil em Parauapebas
A Polícia Civil conseguiu desarticular na madrugada deste domingo (16), por volta das 3 horas da manhã, o disk-drogas, que funcionava pelo telefone (94) 8117-6427, de propriedade do traficante Francisco de Assis Mota Silva, natural de Caxias (MA), 26 anos, mais conhecido no mundo do crime como Ticinho. Estão presos também, a namorada do traficante, Elaine Aparecida dos Santos, 20 anos, nascida em Parauapebas, e um amigo do casal, Adriano Lopes Alves, natural de Vitória do Mearim (MA), 27 anos.
Investigadores da Polícia Civil já vinham monitorando o traficante, que tinha dois pontos principais para a comercialização de crack. A primeira base era situada no bairro Liberdade, a outra se localizava no Complexo Altamira. Em rotina de praxe, os policiais Cabeludo e Alexandre Alves observavam a movimentação nas proximidades do Camon Drink’s. Em certo momento, a motocicleta de Ticinho, uma moto Honda CG de cor preta, placa JUU-3243, foi encontrada estacionada nas proximidades do clube de festas.
Esta mesma moto já havia sido alvo de denúncias de alguns informantes. Eles ressaltavam que um traficante e uma mulher de nome Elaine, trafegavam sobre o veículo. A partir do momento em que a motocicleta foi encontrada, os civis passaram a monitorar quem estaria pilotando. Logo Elaine foi avistada sentada sobre o veículo. Dois capacetes estavam pendurados sobre um dos retrovisores.
Passados alguns minutos, Adriano Lopes ficou sobre a moto, momento em que ele e Elaine foram abordados pelos investigadores. Em uma revista feita ao suspeito, nada foi encontrado. Mas por estarem com a moto do traficante, os dois foram encaminhados a 20ª Seccional para prestarem esclarecimentos. Já na delegacia, ao checarem um dos capacetes, os policiais encontraram 15 petecas de crack, embaladas em um plástico de cor verde.
Estava caracterizado o crime de tráfico de drogas, bastava agora encontrar Ticinho, o chefe do disk-drogas. Por informações cedidas pela companheira do acusado, os investigadores receberam a informação de que o traficante, possivelmente, estaria em uma praça do bairro Altamira. Por volta das 4 horas da manhã, os civis foram até a praça onde aguardaram a chegada de Ticinho e efetuaram a prisão. Com ele foi encontrado ainda um aparelho celular de marca Nokia, usado para receber as chamadas dos “clientes”.
Em depoimento a polícia, o traficante confessou vender drogas. Ele ainda ressaltou que cada peteca era vendida pelo preço de R$ 10,00. Apesar da afirmação do crime, Ticinho disse que Elaine – a namorada – e o amigo Adriano, não possuem nenhum envolvimento com o tráfico.
O fornecedor – Já preso, a Civil quis saber de Ticinho, de quem ele recebia a droga. Como quase todos os traficantes, ele afirmou que os entorpecentes eram repassados por um fornecedor de Marabá. Seria um homem conhecido por Gordinho, que chega mensalmente a Parauapebas.
1 comentário em “Carajás O Jornal”
Canaã dos Carajás, cidade onde fica a Mina de Serra Sul – maior mina de minério de Ferro do mundo, operação prevista atualmente para 2013 (conforme reportagem). Cidade detentora do maior PIB per capto do Estado do Pará – garantido apenas com os impostos inerentes as operações da mina do Sossego (cobre), Cidade já considerada a Terceira maior exportadora do estado. Atualmente Canaã é considerada uma das cidades com maiores potenciais minerário da América do Sul (quantidade; diversidade e qualidade dos minerais). Além da Mina Serra Sul, e a do Sossego localiza na cidade a Mina de Níquel do Vermelho (níquel); Usina Hidrometalurgica, Mina do 118. E a um raio inferior a 25 km a Mina de Cobre do Cristalino. Segundo noticiários (veiculados pela Internet) Canaã, nos próximos anos, deverá ter um dos maiores investimentos do mundo na área de mineração – hoje é estimado para a implantação da mina de Serra Sul a quantia em torno de 10.000.000.000,00 (Dez bilhões) – Isto mesmo – Quantia superior a economia de paises como a Bolívia.
Observo, ainda que, o sul do Pará é atualmente a região com a maior taxa de crescimento populacional do país e em breve o “Estado do Carajás” deve tornar realidade. E a região do município de Canaã, hoje, é apontada como o local bastante apropriado para capital segundo critérios técnicos:
Acesso a grandes cidades, como: Ourilândia (via Cedere III); Parauapebas (via Cedere I) e Xinguara (Via Gogó da Onça);
Ser praticamente o Centro geográfico do sul do Pará;
Ser uma cidade pouca acidentada (redução de custo de edificações e estradas);
Ter uma boa bacia hidrográfica para abastecimento;
Estar localizada a uma altitude de 140m superior a de Marabá e a de Parauapebas – implicando em uma enorme economia no tratamento de esgoto – todo por gravidade – sem necessidade de recalque;
Ser uma cidade sem histórico de inundações – redução com desabrigado nas enchentes.
Observo que a população de uma capital sempre passa de 1.000.000 (um milhão) de pessoas e despesas com esgoto e desabrigados para tamanha população é um ônus muito caro a ser socializado!!!!!!!
Observo ainda que Canaã foi apontada pelo INDICE FIRJAN 2005 (Educação/ saúde/emprego e renda) como a 3ª melhor cidade do estado(frente Parauapebas e Marabá).
Sávio de Castro, 20 anos na região do Grande Complexo Carajás, formado em Controle Ambiental – Especialista em Saúde e Meio Ambiente pela UFPA, cursando o segundo ano de engenharia Civil (UFPA). Trabalho com compras e vendas de imóveis na região de Canaã dos Carajás e Parauapebas e coloco-me a disposição de investidores e ou parceiros em transações imobiliárias na região de Parauapebas e ou Canaã.
Contato: (94)9144-9191 (94) 8116-7009 94) 3346-1410 e ou
imoveisparauapebas@bol.com.br