Leia em www. carajasojornal.com.br
Foram realizados na tarde do último sábado (12), o 6º Fórum de Negócios de Parauapebas e o 1º Fórum de Sustentabilidade Amazônica de Parauapebas. O evento, organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (SIPRODUZ,) foi destinado a estudantes de zootecnia da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), produtores rurais, pecuaristas e a população em geral.
A primeira palestra, ministrada pelo médico veterinário, Fernando Galvani, foi muito apreciada pelos espectadores. O palestrante, que abordou a lucratividade na pequena propriedade rural como tema principal, orientou tecnicamente e com muita dinâmica os produtores de gado, que de acordo com a orientação do veterinário, tem que observar pequenos detalhes ao efetuar a compra de uma vaca, para que posteriormente, a produtividade do animal possa atender às expectativas do comprador, que precisa aprender a adaptar o animal para que possa agregar qualidade e lucratividade.
Logo em seguida, Dr. Eduardo Vale Lima, professor da UFRA, usou o tema Integração Agricultura Agropecuária, que também foi muito proveitoso para os participantes, que puderam tirar dúvidas.
A terceira palestra do Fórum de Negócios de Parauapebas foi ministrada por Dr. Francisco Gomes Lima Jr. Ele, que é médico veterinário e também professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), abordou o tema “Sustentabilidade da Pecuária Leiteira no Sudeste Paraense”. Especializado no assunto, o palestrante deixou os pecuaristas bastante satisfeitos com suas orientações.
A cana de açúcar, como estratégia de alimentação para bovinos leiteiros na estação seca, foi o tema usado pelo professor da UFRA, Josenir Gonçalves.
O 1º Fórum de Sustentabilidade Amazônica foi mais uma ação do SIPRODUZ, fortalecendo ainda mais a Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP) que até o dia 13 estará movimentando a economia do município.
Leia ainda: