A Assessoria de Imprensa da Vale informou há pouco que a interdição no Km 72 da Estrada de Ferro Carajás (EFC) que ocorria desde a manhã de manhã da terça-feira, 5/02 foi resolvida com os moradores do povoado de Outeiro dos Pires, localizado no município de Santa Rita (MA) às 21 horas de ontem. Devido a paralisação, somente ao longo do dia a Vale informará quando o Trem de Passageiros e o trem de cargas da EFC voltarão a operar.
Atualização às 10:20 horas
Nota Oficial divulgada pela Vale:
A Vale informa que a Estrada de Ferro Carajás (EFC) foi desbloqueada ontem, quinta-feira (7/02), por volta das 21h, no Km 72, no município de Santa Rita, após os manifestantes terem sido intimados da liminar de reintegração de posse deferida pela Juíza de Direito da Comarca de Santa Rita. A desocupação pelos manifestantes ocorreu de forma pacífica. As operações dos trens de carga já estão normalizadas. O trem de passageiros voltará a circular neste sábado (8/02), partindo da estação de São Luís, às 8h, com destino a Parauapebas (PA).
A EFC foi interrompida na última terça-feira, quando moradores do povoado de Outeiro dos Pires, localizado no município de Santa Rita ( MA) bloquearam o Km 72 da ferrovia. Durante todo o período da interdição, representantes da Vale estiveram reunidos com líderes comunitários para reiterar o compromisso firmado durante a reunião pública realizada em Santa Rita, no dia 13 de julho de 2012, na qual a Vale apresentou o projeto de expansão da EFC. Entre as obras previstas em Santa Rita, de acordo com o projeto apresentado, está a construção de um viaduto no Km 72. O projeto de expansão da EFC teve a sua licença de instalação (LI) concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em 19 de novembro de 2012. A partir desta licença, a Vale obteve a autorização para iniciar as obras previstas no projeto.
A Vale reitera que mantém diálogo permanente com as comunidades localizadas nos territórios onde atua.