Brasília – O Aircar, protótipo experimental de carro voador, produzido pela empresa Klein Vision, com sede na Eslováquia, concluiu com sucesso os testes de voo, e parte para a etapa de regulamentação das licenças de operação e busca de financiamento para o início de sua produção comercial.
Criado pelo inventor e designer Stefan Klein, o fundador da Klein Vision tem o AirCar como principal projeto. A empresa de pesquisa e desenvolvimento Klein anunciou que sua última geração de carros voadores, o AirCar, concluiu testes de voo em aeroportos. Portanto, a próxima etapa, além do marketing, para a atração de investidores, está todo o processo burocrático para obter as licenças de operação do carro voador.
Segundo a empresa, foi desenvolvido um protótipo voador totalmente funcional, desde uma ideia inicial até um produto final de categoria experimental, em apenas 18 meses.
O conceito por trás do AirCar é um veículo que pode ser transformado de carro em um veículo aéreo em menos de três minutos. Assim, com asas retráteis e superfícies de cauda dobráveis, o AirCar pode funcionar tanto na estrada quanto no céu, ao contrário de alguns eVTOLs que não podem ser dirigidos como veículos terrestres.
“Com o AirCar, o motorista chegará ao seu destino sem o incômodo de pegar carona até o aeroporto e passar pela segurança comercial. A pessoa pode dirigir seu AirCar até o campo de golfe, escritório, shopping ou hotel e estacionar em um estacionamento normal,” explicou Anton Zajac, cofundador, investidor e piloto da Klein Vision.
Os voos de teste, que incluíram duas decolagens e aterrissagens, decorreram no aeroporto de Piestany, na Eslováquia. Em 2019, a empresa também testou um protótipo voador AirCar no Aeroporto de Nitra, na Eslováquia.
300 metros de pista e o carro decola
Equipado com motor BMW 1.6 litros de 140 cv, o veículo pesa 1.100 quilos e, com os dois assentos disponíveis ocupados, pode transportar 200 quilos a mais.
Segundo dados técnicos, o carro tem autonomia de 1.000 km, com consumo de 18 litros. A velocidade da máquina em voo é de 200 km/h. O AirCar precisa de 300 metros de pista para decolar.
“O mecanismo de implantação/retração da asa/cauda é muito impressionante, convertendo o carro em um avião. O cockpit oferece espaço para o motorista/piloto e um passageiro e é muito espaçoso e bem decorado. A aparência geral do carro voador na estrada e no ar é excelente,” disse Branko Sarh, pesquisador técnico sênior da Boeing.
“Apesar de ter algumas licenças necessárias, o carro é fácil de dirigir. Então, estaremos presenciando o nascimento de um novo meio de transporte?”, completou.
Por Val-André Mutran – de Brasília