Casa da Cultura de Canaã abre a exposição “Amazônia em Preto e Branco”

A mostra reúne gravuras do artista plástico Afonso Camargo que foram criadas por meio da técnica nanquim.

Continua depois da publicidade

Nesta quarta-feira, 16/11, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás lançará a exposição “Amazônia em Preto e Branco”. A mostra reúne gravuras do artista plástico Afonso Camargo, criadas por meio da técnica nanquim, revelando elementos da paisagem amazônica, como os rios, as florestas e as cidades da região.

Pela primeira vez, o artista experimentará uma outra linguagem artística para compor os seus quadros, no caso, a poesia. Escritos por poetas de Canaã dos Carajás e Parauapebas, os textos serão combinados com as 20 telas que ficarão expostas no hall da Casa da Cultura até o dia 16 de fevereiro de 2023.

Conheça a trajetória de Afonso Camargo

Natural de Santarém e morando há décadas em Parauapebas, no sudeste paraense, Afonso Camargo fez suas primeiras atividades artísticas no ateliê do seu pai, Pedro Fona, ainda em Santarém. Ele já trabalhou como carnavalesco e aderecista nos bois Garantido e Caprichoso, no Amazonas, e atuou na gestão cultural de Parauapebas.

Em 2015, o artista foi eleito Mestre de Cultura Popular pelo Governo do Estado, por meio do projeto ‘Seiva’. Além disso, Afonso já participou de inúmeras exposições dentro e fora do Brasil. Recentemente foi um dos curadores do Salão de Artes Movimenta Pebas, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Atualmente, uma de suas obras faz parte da decoração da antessala papal no Vaticano.

Serviço

O quê? Abertura da exposição “Amazônia em Preto e Branco”, do artista plástico Afonso Camargo.

Quando? 16/11, às 19h30.

Até quando pode visitar a exposição? 16 de fevereiro de 2023, sempre das 8h às 19h, exceto aos domingos.

Onde? No Hall de Exposições da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, que fica localizada na Rua das Esmeraldas, número 141, Jardim das Palmeiras.

Quem pode ir? Qualquer pessoa. O evento é aberto à comunidade, e a entrada é gratuita.

Está com dúvida? Pode ligar para (94) 99220-3451.