Nesta segunda-feira, 19 de abril, é comemorado o Dia do Índio. Para celebrar a data, a Casa da Cultura de Canaã promove durante todo o mês uma programação especial, com oficinas, palestras e contação de histórias com especialistas indígenas. A oficina ‘Grafismo Indígena’ que será realizada no próximo dia 27, está com as inscrições abertas.
O curso vai mostrar que traços e cores têm significados diferentes para cada etnia. A representante do povo Karaja, Kuanadiki Karaja, vai ministrar a oficina virtual de grafismo, mostrando a diversidade entre os povos indígenas.
Segundo a arte-educadora, a programação ajuda a fortalecer a identidade indígena. “O grafismo indígena não é apenas para ser vislumbrado, tatuado no corpo, desenhado em paredes das cidades pelas pessoas, como um desenho bonito. Por trás dele tem a história de luta e resistência de um povo indígena. Para as pessoas respeitarem nossos traços, elas precisam sabem qual o significado que eles têm para o nosso povo”, comenta Kuanadiki.
Dia de índio:
Nesta segunda (19) tem a palestra: “Os povos indígenas do sudeste do Pará: história, cultura e pluralidades”, a partir das 20h com a palestrante Irana Calixto, mestre em Antropologia (UFPA – Universidade Federal do Pará).
Contação de História
Na terça (20), será a vez do público infantil conhecer a história: A lenda do milho para o povo Tabajara, com a autora e contadora: Auritha Tabajara, representante da etnia Tabajara. A Contação de História começa a partir das 20h.
A programação tem objetivo de valorizar os povos indígenas e a sua contribuição para a formação da cultura brasileira. Para conferir a agenda completa da Casa da Cultura, acesse casadaculturacanaa.com.br.
Serviço
Oficina de grafismo indígena.
De 27 a 30 de abril, sempre às 20h, pelo WhatsApp.
Como se inscrever?
Enviando mensagem ou ligando para um desses números: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451.