A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás anunciou nesta sexta-feira (04), que retomará as atividades presenciais de forma gradual, a partir da próxima terça-feira (08). As oficinas serão realizadas na sede da instituições parceiras, mas boa parte da programação ainda continuará em formato online.
As atividades presenciais são retomadas nove meses depois do início da pandemia da covid-19, quando a programação da casa da Cultura passou a ser realizada de forma remota, usando principalmente o aplicativo do whatsApp.
A partir da próxima semana, o público participará presencialmente de duas oficinas: esculturas com reciclados e aquarela. A primeira ocorrerá no período de 08 a 11 de dezembro, no Centro de Atendimento Educacional Especializado Viver e Conviver. Afonso José da Silva Camargo vai ministrar a curso de escultura.
A segunda oficina, que ensinará técnicas de aquarela para adultos e crianças, será realizada entre os dias 15 e 18 deste mês, na Associação Cultural Recreativa Educacional da Criança e da Família em Situação de Risco (Acrescer), pela artista plástica Sumica Miyashiro Iwamoto.
Oficinas virtuais
No mês de dezembro, outras duas oficinas e uma palestra ocorrerão no formato online. Uma das atividades será de artesanato em fibra de jupati, onde os alunos aprenderão a fazer colar com a matéria-prima extraída do jupatizeiro, comum no município de São Sebastião da Boa Vista, no arquipélago do Marajó. A transmissão será via WhatsApp, no período de 08 a 11 de dezembro.
A segunda oficina virtual terá como foco um dos elementos mais tradicionais do Círio de Nossa Senhora de Nazaré: o brinquedo de miriti. De 15 a 18 de dezembro, o artesão Ivan Teixeira ensinará aos participantes as técnicas de manuseio do talo da palmeira, como corte, lixagem e pintura.
Casa da Cultura de Canaã
O espaço cultural, criado e mantido pela Vale e que agora integra o Instituto Cultural Vale, desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contações de história, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música e dança, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, canto, violão, flauta doce, musicalização infantil e percussão tradicional paraense.
Serviço
Palestra – “Miriti: matéria de expressão popular”
Quando: 07 e 14 de dezembro, às 20h, via WhatsApp
Ministrante: Jaqueline Souza (UFPA)
Oficina – Artesanato em fibra de jupati
Quando: 08, 09, 10 e 11 de dezembro, às 20h, via WhatsApp
Oficineira: Socorro Ferreira (Grupo Arte em Fibra de Jupati)
Oficina – Aquarela
Quando: 15, 16, 17 e 18 de dezembro, no período vespertino
Local: Associação Cultural Recreativa Educacional da Criança e Família em Situação de Risco (Avenida Brasil, nº 168, bairro Brasil Novo, Canaã dos Carajás)
Oficineira: Sumica Miyashiro Iwamoto
Oficina – Brinquedos de miriti
Quando: 15, 16, 17 e 18 de dezembro, às 20h, via WhatsApp
Oficineiro: Ivan Teixeira (Asapap)
Oficina – Esculturas com reciclados
Quando: 08, 09, 10 e 11 de dezembro, no período matutino
Local: CAEE Viver e Conviver (Rua do Mogno, nº 365, bairro Estância Feliz, Canaã dos Carajás)
Oficineiro: artista plástico Afonso Camargo Fona
Inscrições aberta via WhatsApp: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451.
Por Dayse Gomes