Castanhal Esporte Clube e Tuna Luso Brasileira fizeram suas estreias no Campeonato Brasileiro da Série D, na tarde deste Domingo de Páscoa (17). O Japiim da Estrada recebeu o Moto Club (MA) no Estádio Olímpico São Benedito, o Diogão, em Bragança. Já a Águia Guerreira estreou fora de casa diante do Tocantinópolis (TO), no Estádio João Ribeiro, o Ribeirão, em Tocantinópolis.
Castanhal 3 x 0 Moto – Chocolate do Japiim pra cima do Papão!
A bola rolou debaixo de muita chuva em Bragança. O Castanhal tomou a iniciativa e perdeu uma grande chance com o atacante Welthon, que pegou uma sobra de bola dentro da área e chutou para fora. Só que no lance seguinte, Welthon fez boa jogada pela direita e cruzou para Ruan, que chegou batendo de primeira para abrir o marcador para o Japiim, aos seis minutos, 1 a 0.
Não demorou para a equipe aurinegra aumentar. Outra vez Welthon fez jogada individual pela esquerda e rolou para a chegada de Gui Campana, que com tranquilidade guardou o segundo tento do time paraense, aos 19 minutos, 2 a 0. Só dava Castanhal. Samuel foi até a linha de fundo e cruzou para Welthon pegar de primeira, obrigando o goleiro Rodrigo Carvalho a defender em dois tempos.
Após uma lambança da defesa do Moto, Welthon ganhou na dividida com o goleiro Rodrigo Carvalho e quando a bola iria entrar, a defesa cortou com o zagueiro Luis Eduardo. O time maranhense voltou diferente para o segundo tempo. Caio Felipe conseguiu ir até a linha de fundo e cruzou para Dagson, que meteu de cabeça por cima da trave castanhalense. Em mais uma chance do Japiim, Welthon disparou em um contra-ataque e ficou de frente para o crime, mas o chute parou na grande defesa de Rodrigo Carvalho.
Para sacramentar a vitória, em um contra-ataque, Pedrinho tocou para Pecel dentro da área, o atacante chutou, a bola desviou em Luis Eduardo e tirou o goleiro Rodrigo Carvalho da jogada, aos 46 minutos. Placar final: Castanhal 3 x 0 Moto. Com o triunfo, o Castanhal lidera o Grupo 2, com três pontos, encarando o Pacajus (CE) na segunda rodada, na próxima sexta-feira (22), às 20h, no Estádio Municipal João Ronaldo, o Ronaldão, em Pacajus.
Tocantinópolis 3 x 1 Tuna – Lusa perde de virada!
A Tuna Luso até começou bem a partida tendo uma boa chance com Lukinhas, que experimentou forte e parou na boa defesa do goleiro Jefferson. O Tocantinópolis reagiu, depois que Pedro Dias fez boa jogada individual e tocou para Bagagem, que chutou e parou na grande defesa do goleiro Vitor. Após boa troca de passes, Alan teve boa chance e parou no goleiro Vitor. As emoções ficaram para o segundo tempo.
Logo aos dois minutos, Paulo Rangel deixou Lukinhas na cara do gol, o meia não perdoou e marcou, 1 a 0 para a Tuna Luso. O time da casa quase empatou com Raí em cobrança de falta, mas o goleiro Vitor mandou para escanteio. O Tocantinópolis chegou ao empate com Jheimy, que havia acabado de entrar, se livrou de dois marcadores cruzmaltinos e venceu o goleiro Vitor, aos 21 minutos, 1 a 1.
O Verdão virou. Chico Bala fez boa jogada e tocou para a finalização certeira de Veraldo, aos 31 minutos, 2 a 1. A coisa desandou para os tunantes. Após troca de passes, o cruzamento saiu na cabeça de Debu, que com tranquilidade mandou para o fundo do barbante da equipe paraense, aos 38 minutos. Placar final: Tocantinópolis 3 x 1 Tuna.
Com a derrota, a Tuna termina a rodada em sétimo lugar, com zero ponto, dentro do Grupo 2. A chamada Elite do Norte volta a campo pela segunda rodada da competição diante do Juventude Samas (MA), no próximo domingo (24), às 15h, no Estádio Francisco Vasques, o Souza, em Belém.
Por Fábio Relvas