Por Fábio Relvas
Foto: Akira Onuma/O Liberal
Em uma partida sem grandes emoções, realizada na tarde deste domingo (10), Castanhal e Paysandu empataram sem gols pela terceira rodada do Campeonato Paraense de 2019. O jogo foi disputado no pesado gramado do Estádio Maximino Porpino Filho, o Modelão, em Castanhal. Com o resultado, o Papão perdeu os 100% no Parazão, mas segue líder e foi para sete pontos no Grupo A2, deixando um equilíbrio para as próximas rodadas. Já o Japiim da Estrada chegou aos quatro pontos no Grupo A1 e segue em quarto lugar.
O jogo: Japiim 0 x 0 Papão – Placar em branco e Parazão embolado
A bola rolou no gramado pesado do Estádio Modelão. O Castanhal chegou após cobrança de escanteio, Abuda não conseguiu marcar de cabeça, a bola voltou para Magnum que chutou e acabou acertando na zaga, ganhando mais um escanteio. Na cobrança, Ezequias cabeceou e mandou para fora, quase o primeiro do Japiim. O Paysandu acordou no jogo e quase abriu o placar, quando Leandro Lima cruzou na área e Nicolas desviou de cabeça, o goleiro Iago espalmou, a bola sobrou para Jhony Douglas que emendou um chute para fora.
O Japiim chegou novamente com Juninho, que se livrou de dois marcadores, mas adiantou muito e o goleiro Mota do Papão saiu para ficar com a bola. Os bicolores deram o troco com Paulo Rangel, que cruzou uma bola perigosa e o goleiro Iago fez a defesa. Outra vez o Paysandu, Leandro Lima cruzou da esquerda, Paulo Rangel cabeceou para a tentativa de primeira de Nicolas, mas o zagueiro Ezequias conseguiu travar na hora “h”.
Em uma jogada rápida do Papão pela esquerda, Bruno Collaço cruzou rasteiro no meio da área, Leandro Lima tentou marcar de calcanhar, acabou errando e a bola passou na frente de Paulo Rangel, que também não conseguiu marcar. Marcos Antônio lançou na área, o zagueiro Alisson subiu para cortar e quase marcou gol contra, mas o goleiro Iago do Castanhal espalmou para escanteio. Em uma finalização do time do Japiim, o goleiro Mota fez a defesa para a equipe bicolor.
O Castanhal ganhou uma falta perigosa. Na cobrança, Sidney mandou por cima da barreira, mas não conseguiu marcar. Outra vez os donos da casa, Helinton se livrou de dois jogadores e tocou para Juninho, o meia disparou e a bola passou muito perto da meta de Mota. O lance mais perigoso do primeiro tempo aconteceu quando Bruno Collaço deu o chamado drible da vaca em Helinton e cruzou da esquerda na medida para Paulo Rangel, que cabeceou firme para marcar, o goleiro Iago Salles defendeu milagrosamente e a zaga cortou para escanteio.
No segundo tempo, o Papão teve a primeira chance quando Leandro Lima cruzou e Paulo Rangel cabeceou, mas o goleiro Iago estava bem posicionado e fez a defesa no meio do gol. O Japiim também mandou bola na área com Juninho, o goleiro Mota saiu de soco e aliviou o perigo. Em um vacilo da zaga bicolor, o lateral-esquerdo Lucas pegou a sobra e chutou forte, a bola explodiu na trave do Papão.
Em uma falta quase que frontal para o Castanhal, Fabinho cobrou e mandou para fora. O Paysandu teve a chance com Bruno Oliveira, que pegou uma sobra de bola e mandou um chute totalmente equivocado, mandando pela linha lateral. No lance seguinte, Vinícius Leite mandou um chutaço de fora da área, o goleiro Iago fez a defesa e mandou para escanteio. A Fiel Bicolor ficou no “uh”.
O Papão estava afoito para fazer o gol que poderia ser o da vitória. Elielton fez boa jogada individual, se livrou da marcação, mas mandou um chute errado e a bola foi para lateral. O Japiim respondeu quando Magnum deu passe para Fabinho, que de frente chutou e parou na defesa do goleiro Mota; ele pegou em dois tempos. Alan Calbergue tabelou com Caion e chegou cruzando; o goleio Iago Salles fez a defesa com tranquilidade.
O time aurinegro teve uma grande chance no finalzinho: após cobrança de escanteio, o zagueiro Victor Oliveira afastou de cabeça e, na sobra, o volante Dadá chutou de fora da área, mas a bola foi por cima da meta de Mota. Placar final: Castanhal 0 x 0 Paysandu.
FICHA TÉCNICA
CASTANHAL: Iago Salles; Magnum, Alisson, Ezequias e Lucas; Dadá, Sidney, Juninho (Ezio) e Fabinho; Helinton (Romarinho) e Abuda (Arthur). Técnico: Douglas Leite
PAYSANDU: Mota; Bruno Oliveira, Micael, Victor Oliveira e Bruno Collaço; Jhony Douglas, Marcos Antônio (Alan Calbergue), Leandro Lima; Nicolas, Vinícius Leite (Elielton) e Paulo Rangel (Caion). Técnico: João Brigatti
Árbitro: Gustavo Ramos Melo (CBF)
Assistentes: Luís Diego Nascimento Lopes (CBF) e Acácio Menezes Leão (CBF)
Quarto árbitro: Melck Muller Soares de Almeida
Cartões amarelos: Romarinho, Juninho e Magnum (Castanhal)
Local: Estádio Maximino Porpino Filho, o Modelão, em Castanhal
Classificação do Parazão 2019
Grupo A1
1° Remo: 9 pontos
2° Bragantino: 6 pontos
3° Águia: 4 pontos
4° Castanhal: 4 pontos
5° São Francisco: 1 ponto
Grupo A2
1° Paysandu: 7 pontos
2° Independente: 6 pontos
3° Paragominas: 6 pontos
4° Tapajós: 4 pontos
5° São Raimundo: 1 ponto