O Castanhal Esporte Clube entrou em campo na tarde deste domingo (19) em sua estreia na Copa Verde 2023. Em partida única válida pela primeira fase da competição nacional, o time aurinegro enfrentou o Real Ariquemes (RO), no Complexo Esportivo, o Ninho do Japiim, em Castanhal. Em partida bastante movimentada, a equipe paraense foi derrotada, por 3 a 2, e se despediu da competição de forma melancólica, já que perdeu um pênalti no último lance do jogo.
O Real Ariquemes avançou para as oitavas de final da Copa Verde e vai enfrentar outra equipe paraense, o Paysandu Sport Club, o atual campeão, também em partida única, que está marcada para a próxima quarta-feira (22), às 20h, no Estádio Leônidas Castro, o Banpará Curuzu, em Belém.
O jogo: hat-trick de Léo Mineiro e pênalti perdido no último lance!
Apesar de jogar fora de casa, o Real Ariquemes se atirou ao ataque e foi logo marcando. Léo Mineiro arriscou um chute de fora da área e acertou no ângulo da meta castanhalense, um golaço do Furacão de Rondônia, aos 14 minutos, 1 a 0. O Castanhal acordou para o jogo e chegou com perigo no chute de Ronaldo, a bola passou assustando contra a meta adversária. A torcida ficou no “uh”.
Logo em seguida, Bruno Henrique recebeu bom passe e mandou cum chute certeiro, aos 22 minutos, 1 a 1, para a festa da torcida do Japiim da Estrada. O Real Ariquemes logo chegou ao segundo, quando Marcos Júnior driblou seus marcadores e foi derrubado dentro da área e o pênalti foi marcado. Léo Mineiro cobrou, o goleiro ainda tocou na bola, mas não evitou, 2 a 1, aos 29 minutos.
No segundo tempo, o time de Rondônia seguiu melhor na partida e ampliou o marcador. Léo Mineiro estava inspirado no jogo. O camisa 9 recebeu passe, driblou o goleiro e assinalou mais um gol na partida, o chamado hat-trick, aos quatro minutos, 3 a 1, para o Real Ariquemes. O Castanhal reagiu e descontou. Após cruzamento pelo lado esquerdo, Jeferson apareceu para mandar a bola para o fundo das redes, aos 30 minutos. Era o segundo gol do time da casa.
O gol animou a torcida que empurrou o time rumo ao gol de empate para levar a disputa da vaga para os pênaltis. O gol de empate quase saiu quando Jeferson chutou cruzado e Jhonata não chegou na bola. No lance seguinte, após um bate e rebate dentro da área, o time aurinegro não conseguiu marcar. A chance surgiu aos 56 minutos, quando o árbitro marcou pênalti para o time paraense. Jhonata cobrou e mandou para fora. Placar final: Castanhal 2 x 3 Real Ariquemes.
Por Fábio Relvas / Foto: Julison Melo (Ascom Castanhal)