Por Fábio Relvas
O Castanhal Esporte Clube conquistou a sua primeira vitória no Campeonato Paraense de 2019 na noite desta terça-feira (05). O Japiim da Estrada recebeu o São Raimundo de Santarém, no Estádio Maximino Porpino Filho, o Modelão, em Castanhal, e venceu por 1 a 0, com um gol assinalado ainda na primeira etapa, através da cobrança de pênalti do atacante Abuda, aos 30 minutos.
O jogo era dos times desesperados pela primeira vitória na competição. O técnico Douglas Leite do Castanhal estava recebendo pressão dos torcedores do aurinegros, enquanto o São Raimundo demitiu o técnico Vladimir de Jesus e contratou Everton Goiano para comandar o Pantera no restante do Parazão, mas na partida desta noite quem comandou a equipe foi o treinador interino Sérgio Dantas.
A partida começou equilibrada, mas com o Castanhal tomando inciativa por jogar em seus domínios e sendo um time com uma postura diferente do que se viu nas duas partidas anteriores. Após cruzamento da esquerda, a bola foi disputada dentro da área e o defensor do São Raimundo acabou derrubando o adversário castanhalense; o árbitro não titubeou e assinalou pênalti. Na cobrança, o atacante Abuda converteu e deixou o Japiim na frente, aos 30 minutos do primeiro tempo, 1 a 0.
Com o tento sofrido, a equipe do São Raimundo teve que sair para o jogo em busca do gol de empate. O time de Santarém não estava com grande inspiração e pouco chegou com perigo; quando conseguiu mandar bola em direção a meta adversária, encontrava o bom goleiro Yago, sempre bem posicionado para fazer as defesas e segurar o placar para o time da casa.
No segundo tempo, o time do Pantera começou a levar perigo em bolas paradas e o Japiim se segurava de todo jeito. A equipe do Castanhal tentou matar o jogo em contra-ataque, mas não conseguiu chegar ao segundo gol. Quem quase marcou foi o time de Santarém: em uma cobrança de falta, Leandro Mendes bateu bem e a bola passou tirando a tinta da trave. Placar final: Castanhal 1 x 0 São Raimundo.
Classificação do Parazão 2019
Grupo A1
1° Remo: 6 pontos
2° Águia: 4 pontos
3° Bragantino: 3 pontos
4° Castanhal: 3 pontos
5° São Francisco: 0 ponto
Grupo A2
1° Paysandu: 6 pontos
2° Independente: 6 pontos
3° Paragominas: 6 pontos
4° Tapajós: 3 pontos
5° São Raimundo: 1 ponto