A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou, na tarde desta quarta-feira (8), no Rio de Janeiro, o sorteio dos confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2023. O Pará terá quatro representantes na competição nacional: Clube do Remo, Paysandu Sport Club, Tuna Luso Brasileira e Águia de Marabá Futebol Clube.
A bola vai rolar para a competição mais democrática do país a partir do próximo dia 22 de fevereiro. O Clube do Remo, atual campeão paraense, vai enfrentar o Vitória (ES) em jogo único, com o Leão jogando pelo empate para avançar à segunda fase, mas atuando fora de casa, no Espírito Santo.
Já a Tuna irá encarar de frente a equipe do CSA (AL), em Belém, com a obrigação de vencer o jogo para avançar na competição. A partida deverá ser confirmada para o Estádio Francisco Vasques, o Souza. O único time do interior na competição é o Águia de Marabá. O Azulão terá como adversário o Botafogo (PB), e assim como a Tuna, só avança para a fase seguinte se vencer o jogo. O time será o mandante do duelo.
O detalhe é que se todos os três times do Pará avançarem para a segunda fase, que também será de confronto único, irão decidir a vaga dentro de casa. Nesta etapa, o empate leva a decisão para os pênaltis. Em relação ao Paysandu, o time bicolor só vai entrar na competição nacional a partir da terceira fase, por ter conquistado a Copa Verde de 2022. A CBF ainda divulgará a data, horário e local dos jogos nos próximos dias.
Por Fábio Relvas