As transmissões serão feitas pela internet e devem ser viabilizadas até o final deste ano. A TV CBF terá programação própria e transmitirá os jogos da seleção brasileira de todas as categorias, inclusive femininas, pela rede.
O contrato está em fase final de negociação com uma empresa norte-americana que tem filial no Brasil. Deve ser assinado em breve.
A CBF investirá alto no projeto. O valor ainda não foi fechado, mas parte do dinheiro captado pela entidade com os patrocinadores da seleção será usado no canal.
Em 2010, a entidade presidida por Ricardo Teixeira recebeu R$ 193,5 milhões de patrocinadores. A CBF tem hoje 11 empresas parceiras. No ano passado, a confederação registrou um lucro líquido recorde. Chegou a R$ 83 milhões, 14,72% acima do resultado de 2009.
A TV CBF é uma tentativa de criar uma alternativa à Globo na internet. A emissora carioca detém até o final do ano, com exclusividade, os direitos de transmissão dos amistosos da seleção.
A Copa América da Argentina está sendo transmitida pelo YouTube para 54 países, mas não para o Brasil.
Segundo a Traffic, a Globo possui os direitos de transmitir o torneio pela internet para o território brasileiro.
A parceria entre a emissora e a CBF é uma das mais antigas da era Teixeira. Neste ano, o dirigente foi acusado pelo presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, de ter implodido a entidade que reúne os principais times do Brasil para beneficiar a Globo na licitação para a transmissão do Campeonato Brasileiro entre 2012 e 2015.
A Globo boicotou a licitação e negociou separadamente com os times. Na ocasião, a Rede TV!, única a apresentar proposta, venceu, mas não levou. A emissora com sede em São Paulo se comprometeu a pagar o valor recorde de R$ 1,548 bilhão, porém foi desautorizada pelos clubes. A disputa pelos direitos de transmissão do Brasileiro levou Teixeira ao Senado em abril. O dirigente participou de uma audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte da casa.
Entre os clubes brasileiros, o Corinthians é quem tem sua TV em estágio mais avançado. Com cerca de 50 funcionários, a TV Corinthians tem estúdio no Parque São Jorge e programação voltada para todos os esportes do clube. Os jogos do Corinthians não são exibidos.
Fonte: Folha de S. Paulo