Não será dessa vez que Parauapebas sediará um jogo da Copa do Brasil. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não autorizou a realização da partida entre o Águia de Marabá e o Fluminense no Estádio José Raimundo Roseno Araújo, o Rosenão, como queria a equipe paraense. O confronto acontecerá no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, na capital do estado.
Mudanças recentes no regulamento da competição determinam que não é permitida a utilização de estádios com capacidade inferior a 4 mil pessoas, descartando o Estádio Zinho Oliveira, em Marabá. Para permanecer perto de casa, o Azulão indicou o município vizinho para receber suas partidas, mas não teve seu pedido autorizado. Com isso, o Águia de Marabá deve estrear na Copa do Brasil a 500 km da sua sede.
Segundo o presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Ricardo Gluck Paul, apesar do Rosenão ter passado por intensas reformas nos últimos dias para se adequar às normas estabelecidas, não foi possível cumprir os prazos determinados pela entidade. “Na minha opinião, o estádio está pronto para qualquer jogo, mas eu compreendo a posição da CBF”, argumentou.
A decisão foi recebida com surpresa pela diretoria do Águia, que, em nota, adiantou já ter acionado o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), “com o intuito de garantir o direito do [time], seus torcedores, e de toda a região dos Carajás para receber este grande evento esportivo”.
O deputado federal Keniston Braga (MDB-PA) também expressou indignação. Em vídeo postado na sua rede social, o parlamentar afirmou que a decisão “prejudica o futebol paraense”, e apontou que a transferência para o Mangueirão representa “um sério prejuízo” não apenas para a equipe, mas “para todos nós que moramos naquela região e temos interesse na ascensão do Águia”.
O duelo entre o Águia de Marabá e o Fluminense pela primeira fase da Copa do Brasil 2025 acontece na próxima quarta-feira (26), às 19h30.
Confira a íntegra da nota do Águia de Marabá:
Foi com surpresa que o Águia de Marabá Futebol Clube, e sua Diretoria, receberam, na noite do dia 18 de fevereiro a informação de que a partida válida pela 1ª fase da Copa do Brasil 2025, contra o Fluminense – RJ, foi transferida para o estádio do Mangueirão, na cidade de Belém – PA.
O diligente trabalho da Prefeitura de Parauapebas, e do Águia de Marabá, sob a supervisão e assessoramento da Federação Paraense de Futebol deixou o estádio Roseno de Araújo, o Rosenão, em totais condições de receber uma partida desta magnitude e importância, tendo se adequado a todas as exigências dos regulamentos aplicáveis.
Entretanto, mesmo com os Laudos, fotos e vídeos atestando as perfeitas condições do estádio, optou, a CBF, por alterar o local de jogo. O Departamento Jurídico do clube já acionou, na tarde de hoje, o STJD, através de uma Medida Inominada, com o intuito de garantir o direito do Águia de Marabá, seus torcedores, e de toda a região dos Carajás para receber este grande evento esportivo.
(Com informações de O Liberal)