CCJ do Senado aprova texto que proíbe coligações proporcionais

Continua depois da publicidade

Por 14 votos a 3, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado confirmou nesta quarta-feira a aprovação de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que proíbe as coligações partidárias nas eleições proporcionais.

O texto teve que passar por uma segunda votação na comissão porque recebeu emendas no plenário.

Pela proposta, são admitidas coligações apenas nas eleições para presidente, governador, prefeito e senador. A PEC também mantém a não obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital e municipal.

Relator da proposta, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que a proibição deve fortalecer os partidos políticos. “Isso acabando com esse negócio de alguém se encostar numa coligação para se eleger”.

Na última eleição, o caso do deputado federal Tiririca (PR-SP) chamou atenção. Eleito com votos de 1,35 milhão de eleitores, ele ajudou a eleger mais três deputados, que ficariam de fora se não fosse a coligação.

Fonte: Folha.com

3 comentários em “CCJ do Senado aprova texto que proíbe coligações proporcionais

  1. Senna Responder

    Não soa como uma forma de “ditadura”? Isso quebra os nanicos… Tem que haver um meio termo, senão só os grandes terão lugar. Sem contar com os desdobramentos que se seguirão.

  2. Parauapebas Júnior Responder

    Uma caminhada de mil quilômetros começa com um passo, e esse passo é importantissimo, esperemos que no tramite restante da PEC ela nao seja tao desfigurada que fique irreconhecivel, pois ja foi dito que um projeto entra na camara como um coelho e sai igual a uma zebra. SRs. Parlamentares, peçam emprestado ou comprem uma coisa que sabidamente lhes falta:bom senso.

Deixe seu comentário

Posts relacionados