O índice de acidentes com a eletricidade mostra-se cada vez mais preocupante. Desde o início do ano até a primeira quinzena de dezembro, a Celpa já registrou, em todo o estado, 60 vítimas de acidentes causados por diversos fatores, sendo 39 delas fatais. Em comparação com o ano passado, estes números sofreram um aumento significativo, já que em 2011, houve 42 vítimas, sendo 28 fatais.
De acordo com o coordenador de segurança da Celpa, Diego Góes, a maior parte dos acidentes acontece porque muitas pessoas ignoram o risco da eletricidade. Ainda segundo ele, a maior causa dos acidentes está ligada a realização de serviços próximos à rede, a exemplo de construções, reformas, pinturas e manutenção de fachadas .
Este ano, apenas na Região Metropolitana de Belém foram 5 acidentes por conta de construções próximas à rede, sendo todos fatais. O risco de acidente neste caso é grande, já que por um descuido a pessoa que está trabalhando pode ter algum contato ou até mesmo encostar algum material na rede. “Existem basicamente dois grandes riscos para a população: um é o contato acidental dos materiais com a rede, e o outro é a proximidade, já que em determinados níveis de tensão não é necessário tocar na rede para levar uma descarga”, explica o coordenador.
Segundo o coordenador, antes de se fazer qualquer construção, a pessoa responsável deve sempre verificar a localização da rede de distribuição de eletricidade e manter-se afastada. “Nossa maior recomendação é que as pessoas mantenham uma distância segura da rede elétrica, que é de pelo menos um metro e meio”, orienta o engenheiro.
Algumas dicas de segurança para prevenção de acidentes:
-
Nunca faça qualquer tipo de serviço próximo à rede elétrica.
-
Nunca toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos nem os utilize em locais molhados;
-
Nunca instale antenas de TV perto da rede elétrica;
-
Sempre contrate um eletricista para realizar consertos nas instalações elétricas internas de sua residência.
-
Faça uma revisão nas instalações elétricas do imóvel a cada cinco anos;
-
Nunca deixe aparelhos elétricos ao alcance de crianças;
-
Não utilize benjamins e extensões improvisadas. Isso provoca sobrecarga e problemas nas instalações elétricas. Prefira extensão em paralelo.
Fonte: Gerência de Comunicação e Marketing da Celpa