Carnaval lembra festa e diversão, mas os foliões não podem esquecer a segurança. Além das recomendações tradicionais sobre os cuidados no trânsito, o uso moderado de bebidas alcoólicas e a alimentação balanceada, também é preciso estar atento aos cuidados com a rede elétrica durante a folia de Momo.
De acordo com a Celpa, não houve registro de acidentes envolvendo a população durante os primeiros “gritos” de Carnaval realizados no Pará. “Porém, não é por isso que devemos relaxar no que diz respeito à segurança com a rede elétrica”, alerta o coordenador de segurança no trabalho da concessionária, o engenheiro eletricista Geraldo Martins.
Ele afirma que os cuidados envolvem a altura do trio elétrico, o uso de enfeites e até com a iluminação. A primeira recomendação diz respeito às ligações para iluminar barracas e ruas durante os eventos carnavalescos. “Muitas pessoas acabam realizando uma ligação clandestina para iluminar barracas e a rua da casa onde moram para reunir os amigos, mas isso, além de ser crime, pode sobrecarregar a rede elétrica e provocar acidentes com “choques elétricos” ou a falta de energia, prejudicando todas as pessoas em volta”, avisa Martins.
Por isso, a Celpa orienta os barraqueiros a procurar as agências de atendimento da concessionária antecipadamente para que esta providencie a ligação provisória, realizada dentro das normas brasileiras de segurança.
Para quem vai acompanhar o Carnaval de rua, o engenheiro recomenda que se evite o uso de carros alegóricos ou trios elétricos muito altos, pois a NBR (Norma Brasileira) estabelece uma variação de altura dos fios entre 4m e 5m do chão, dependendo do tipo de via em que estão instalados.
Outro risco é quanto ao uso de materiais condutores de energia elétrica, utilizados na decoração ou mesmo artefatos metálicos, como serpentina e fitas. Eles podem ocasionar curto-circuito e romper cabos de alta tensão, como ocorreu ano passado, no interior de Minas Gerais, onde uma serpentina metalizada ocasionou um acidente que matou 16 pessoas e feriu outras 55. “Por isso, os enfeites devem ser confeccionados preferencialmente com material plástico ou de papel, que não conduz eletricidade. É importante lembrar que a nossa água potável também se torna um potente condutor de energia elétrica. Por isso, nada de direcionar os jatos de água, comuns nos momentos de calor, à rede de distribuição”, afirma Geraldo.
O mesmo cuidado é necessário com os fogos de artifício. Eles devem ser soltos bem longe dos cabos elétricos, pois podem rompê-los ou até mesmo tomar o efeito bumerangue e atingir a pessoa que soltou.
Confira outras dicas para um Carnaval alegre e seguro.
Dicas seguras:
Trios elétricos e carros alegóricos:
· Evite trafegar sob a rede elétrica, pois a altura desses veículos poderá ser maior que a dos fios elétricos;
· Tome cuidado para não tocar a rede elétrica;
· Em caso de acidente envolvendo a rede elétrica informe a Celpa imediatamente;
· Não direcione jatos d’água à rede elétrica.
Aparelho de som, refrigeração e churrasqueiras elétricas:
· Não ligue aparelhos elétricos próximos a duchas ou piscinas;
· Evite improvisos. Eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.
Colisão de veículos com postes da Celpa:
· Não saia do veículo. Você poderá tomar um choque se houver algum cabo partido em contato com o veículo. Se precisar sair do veículo devido a incêndio, abra a porta e pule com os dois pés juntos, o mais longe possível, sem tocar a lataria do carro;
· Não tente socorrer as vítimas se houver fio partido. Nesse caso, acione imediatamente a Celpa e o Corpo de Bombeiros.
Iluminação, enfeites e alegorias:
· Não faça ligação clandestina para iluminar barraca ou aumentar a iluminação das ruas;
· Não solte fogos de artifício próximo à rede. Além de romper os cabos elétricos, eles podem causar queimaduras graves;
· Respeite a distância de segurança necessária entre os enfeites e a rede elétrica;
· Os enfeites devem ser confeccionados, preferencialmente, em plástico. Não utilize materiais condutores de eletricidade, como fitas metalizadas, papel alumínio ou laminado, fios de cobre;
· Deve-se prendê-los sempre com barbante comum ou fitilho plástico;
· É bom lembrar que mesmo a rede de baixa tensão (as que ficam no nível mais baixo no poste) e os ramais de ligação (que ligam a rede à entrada do medidor do consumidor) são extremamente perigosos se não forem manuseados por pessoas especializadas e dentro das normas de segurança exigidas;
· As pessoas que ficam em sacadas próximas à rede elétrica também devem ter cuidado para não tocar a fiação.
3 comentários em “Celpa dá dicas de segurança para o Carnaval”
E os “gatos” que se vê em toda a Parauapebas, isso também não é falta de segurança para os carros e pessoas que transitam nas área e conhecidos por todos, inclusive pela Rede Celpa? Pagamos por esse furto, e esses ladrões possuem televisão, geladeira, ventilador, condicionador de ar, etc, usando tudo sem pagar a conta… No site ainda tem link para denunciarmos o que é um fato, mas eles não podem agir sem denúncia???? Fato conhecido e não fazem nada??? E aí, hemmm??
E quem vai dar dicar de como prestrar um serviço de QUALIDADE À REDE CELPA?? Essa é a piada do carnaval aff
Essa é muito boa: Celpa dá dicas de segurança, kkkkkkkk virou técnica em segurança agora? Deveria é ter respeito pelos consumidores e prestar um serviço de qualidade isso sim.