A Celpa está entre as primeiras concessionárias do país a receber autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para desenvolver projeto experimental de energia pré-paga. A nova modalidade proporcionará ao consumidor a possibilidade de pagamento prévio do serviço, a exemplo do que já ocorre com a telefonia móvel.
Assim, o consumidor poderá controlar melhor seus gastos, pois o medidor informará por meio de avisos sonoros e luminosos, quando os créditos estiverem próximo a se esgotarem. O consumidor também poderá comprar créditos aos poucos, de acordo com suas necessidades.
No Pará, a Celpa desenvolve projeto-piloto de faturamento pré-pago de energia em áreas remotas da zona rural do estado e é pioneira no Brasil. O primeiro projeto experimental será implantando na comunidade Araras, em Curralinho, no arquipélago do Marajó. Na mesma comunidade, a concessionária está implantando um sistema de geração de energia com fontes renováveis.
O projeto de faturamento pré-pago está previsto para ser implantado no final de julho deste ano e entrar em operação em agosto, atendendo com medição pré-paga as 78 unidades consumidoras da comunidade.
A concessionária irá avaliar resultados relacionados à redução dos custos com serviços de leitura, entrega de faturas, suspensão e religação, fatores que podem contribuir para reduzir o impacto tarifário ao consumidor.
A adoção da modalidade depende de regulamentação da Aneel. De acordo com informações divulgadas pela agência, o regulamento específico está em fase de elaboração, e ficará disponível para participação da sociedade, por meio de consulta pública e audiência pública. Também está previsto um seminário internacional para intercâmbio de informações e debates com agentes, especialistas do setor, órgãos de defesa do consumidor e demais entidades sobre as experiências de outros países. Durante os estudos para implantação do pré-pagamento, a Aneel vai analisar os benefícios tarifários que essa opção poderá representar.
O pré-pagamento de energia, segundo a agência, é utilizado em diversos países, como Reino Unido, Estados Unidos, França, Austrália, Moçambique, África do Sul e, recentemente, também passou a ser adotado em países da América do Sul, como Peru, Colômbia e Argentina. Pesquisas realizadas na Colômbia e Argentina demonstram grande aceitação e satisfação do consumidor, com índices superiores a 80%.
No Brasil, além da Celpa, uma concessionária do Amazonas também obteve autorização da Aneel para implantar o sistema de faturamento na modalidade pré-paga, em caráter experimental.
Fonte: ASCOM CELPA
1 comentário em “Celpa desenvolve projeto de energia pré-paga no Marajó”
ENERGIA PRÉ PAGA TAMBEM SERÁ OTIMO PARA O COMERCIO IMOBILIARIO. ASSIM O INQUILINO SERÁ O RESPONSAVEL POR PAGAR PRA TER O SERVIÇO DE ENERGIA ELETRICA.
NÃO AGUENTO MAIS PAGAR ENERGIA PARA INQUILINOS FOLGADOS.