A Celpa em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizaram, nesta terça-feira (11), a coleta de sangue dos colaboradores da empresa na sede da concessionária. A ação voluntária faz parte do Programa de Qualidade Vida da Celpa e visa aumentar o número de bolsas no estoque do Hemopa que nesta época tende a cair.
Durante o dia, foram 109 doadores e 26 cadastros no banco de medulas. “A parceria com a Celpa, bem como com outras instituições, é levar primeiramente a consciência que cada doador tem sobre a importância do ato de amor que é a doação de sangue ao próximo. Além de dar comodidade para esse doador tem de fazer a coleta nas dependências da própria empresa, não precisando se deslocar. A ação ajuda ainda aumentar o estoque no Hemopa estabilizando o número de bolsas armazenadas”, ressalta a assistente social do Hemopa, Lilian Bouth.
Para a colaboradora da concessionária de energia, Fabíola Ferreira, é renovador poder ajudar o próximo. “Saber que o meu ato pode salvar vidas é muito importante e se todo mundo puder doar, imagine quantas vidas poderão ser salvas com um simples ato”, acredita.
A parceria foi organizada pela assistente social da Celpa, Michelle Miranda, que mobilizou os voluntários de outro programa da concessionária, o Energia do Bem. “Não posso deixar de agradecer ao grupo de voluntariado que sempre participa ativamente das campanhas promovidas pela empresa”, ressalta.
As pessoas que não puderam doar sangue hoje, podem se dirigir até o Hemopa, localizado na Travessa Padre Eutíquio, no bairro de Batista Campos. O doador deve se cadastrar e passar na triagem clínica. Para doar, o individuo precisa ter entre 16 e 69 anos, ter acima de 50 quilos e estar bem de saúde e alimentado. É necessário apresentar documento de identificação original com foto.