A Celpa tem reforçado as ações junto às comunidades de municípios como Marabá, Parauapebas, Redenção e Tucuruí. Esse atendimento específico é feito por meio de fóruns, cujo principal intuito é ouvir as demandas da população para que as mesmas sejam submetidas a um tratamento adequado. No total, desde o ano passado, já foram realizados 13 encontros, nos quais foram recebidas cerca de 700 pessoas.
Esse trabalho é realizado pela área de Relacionamento com o Cliente da concessionária de energia. Nele, são mapeados os líderes comunitários de cada localidade e, a partir daí, é articulada uma reunião com os moradores. Os fóruns também contam com a participação de representantes de outras áreas da Celpa, que prestam esclarecimento e informações à população sobre temas como consumo consciente e eficiente, Tarifa Social de Energia Elétrica, segurança com a rede de distribuição, entre outros assuntos.
De acordo com o responsável, na Celpa, pela organização dos fóruns, Valdison do Nascimento, esses encontros são de extrema importância para que a empresa se aproxime ainda mais da população. “Por meio dessas reuniões nós estamos levando informações de grande importância, como quando falamos sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia da população de baixa renda”, avalia Valdison.
As principais demandas dos clientes nessas ocasiões, está relacionada às dúvidas sobre o faturamento, sobre a questão das bandeiras tarifárias, forma de negociação de dívidas, melhoria da rede de distribuição e outros temas. “A ideia também é ouvir a população e já procurar solucionar situações que envolvam os nossos serviços. O resultado vem sendo bastante positivo”, reforça Valdison.
O líder comunitário do bairro do Amapá, de Marabá, Edmilson Matos da Silva, reitera que esse tipo de ação acolhe as comunidades, que se sentem, de fato, assistidas pela empresa. “Toda vez que é marcada alguma reunião o centro fica lotado, pois os moradores enxergam a oportunidade de se aproximar da empresa e esclarecer todas as dúvidas. E eles também chegam com informações que fazem parte da nossa realidade”, diz o líder.
Até o final do ano, a Celpa deve realizar mais inciativas desse porte nos municípios da região. A ideia é, além de oferecer os fóruns, também levar os serviços da concessionária para mais próximo da população. Somando ao atendimento em comunidades, há o reforço de inúmeros trabalhos que visam a melhoria do fornecimento de energia elétrica nessas áreas.