Para diminuir o risco de transmissão do coronavírus, a Secretaria de Desenvolvimentos Social de Canaã dos Carajás suspendeu, por uma semana, as atividades do Centro de Convivência do Idoso (CECON). A medida anunciada nesta segunda-feira, 16, segue a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde para resguardar a saúde dos idosos que fazem parte do grupo de risco, quanto ao Covid-19.
O Centro de Convivência é um espaço voltado para o bem-estar da turma da terceira idade. Cerca de 150 idosos são atendidos através de uma programação variada, com a realização de educação física, aula de artes, crochê, artesanato, além de atividades recreativas, como forró e jogos. Mas para evitar as aglomerações, a suspensão dessas atividades é uma das medidas de contenção feita pela Prefeitura de Canaã.
No Pará, não existe a confirmação de pacientes com coronavírus, mas de acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), até o momento foram notificados 51 casos suspeitos de Covid-19, dos quais 26 foram descartados e 25 permanecem em análise.
O balanço divulgado pelo Ministério da Saúde no último domingo,15, apontou que no Brasil são mais de 200 casos confirmados do novo coronavírus. Até agora, mais de 6,4 mil pessoas já morreram por causa da doença no mundo.
A prefeitura de Canaã informou que ao fim do prazo, vai reavaliar se as atividades no Centro de Convivência do Idoso continuarão suspensas ou serão retomadas.
Casa da Cultura
Também foi anunciada a suspensão da visitação na Casa da Cultura. Em nota, a Mineradora Vale, esclarece que a medida é uma ação preventiva para conter a expansão do COVID-19 e que está monitorando a situação para avaliar a retomada das atividades. Não há prazo para o fim da suspensão. A coordenação informou que as atividades internas também estão suspensas. Apenas os funcionários de limpeza e segurança permanecem trabalhando, com um colaborador por dia.