CEO da Vale sob a mira do governo

Continua depois da publicidade

Sucessor de Agnelli tem autoridade colocada à prova por assessor da presidente Dilma Rousseff.Murilo Ferreira, presidente da Vale (Foto: Getty Images)

Não é de hoje que se sabe da interferência do governo federal nos rumos da mineradora Vale. Em fevereiro de 2011,Época NEGÓCIOS fez uma matéria capa mostrando como o então presidente da companhia, Roger Agnelli, atuava para trabalhar sob pressão. Agora, chegou a vez de Murilo Ferreira, o atual CEO da mineradora (foto ao lado), mostrar que é capaz de resistir ao “fogo amigo” do governo, que é um dos acionistas da empresa por meio das estatais Previ, Petros e Funcef.

Um sinal do trabalho que Ferreira tem pela frente pôde ser sentido nesta quinta-feira. O CEO foi criticado publicamente por Marco Aurélio Garcia, o assessor da presidente Dilma Rousseff para política externa. O ataque, muito duro, tratava da declaração feita por Ferreira confirmando o encerramento das operações da Vale para produção de potássio na Argentina.

“Achei muito ruim, um absurdo porque as duas presidentes [Dilma e Cristina Kirchner, presidente da Argentina] estavam reunidas e ainda não tinham fechado as negociações. Foi uma desatenção enorme”, afirmou Garcia ao saber do posicionamento de Ferreira.

Geralmente feita nos bastidores, a intervenção do governo sobre a Vale veio à tona.

A postura agressiva de Garcia traz a seguinte dúvida: o governo Dilma estaria começando um processo de fritura de Ferreira nos moldes do que, no passado, foi feito com Agnelli?

Para completar a lista de desafios de Ferreira, em fevereiro a Vale anunciou um prejuízo trimestral de R$ 5,6 bilhões de reais, o primeiro no período de onze anos.

8 comentários em “CEO da Vale sob a mira do governo

  1. Ex - ferroviário Responder

    Já prestei 35 anos de serviços!
    Sei de minhas responsabilidades como cidadão!Isto como lhe falei vem do berço !

  2. Ex - ferroviário Responder

    Desculpa aos que acreditam que o Murilo Ferreira seja um dirigente a altura da VALE. Eu nao o acho, até porque investidores e sócios sabem que ele foi colocado de paraquedas pelo governo para aparelha – lá e garantir os interresses do PT nas suas ações estratégicas , é corajosa esta atitude do governo Dilma se não bastasse as falcatruas do Jose Dirceu denunciadas pelo araponga e chefe da patrimonial André Almeida, impetuoso e oprtunista … mas nao uma mente brilhante por agora esta denunciando as fasanhas desta grande empresa porém mal administrada neste ultimos 10 anos ! Ele arrisca muito, a certa bastante no seu depoimento, mas erra demais em não apontar o resto da turma que ainda esta dentro da VALE principalmente nas Relações de trabalho conclaveadas com os sindicatos perseguindo os ferroviários… ultimamente anda perdendo bem mais do que ganha. Com certeza acho este Murilo um homem inteligente, até porque suas atitudes sao de uma pessoa emérita e humilde porem mal assessorado. Mas para mim vai muito além de ser bonzinho e servil ao governo. Com certeza nem ele mesmo se acha uma mente brilhante capaz de presidir a VALE foi colocada lá e tartaruga na arvore nimguem vê subir são colocadas !, pois se subisse com o seu esforço, nao arriscaria tanto e nao perderia esta quantidade absurda de dinheiro que vemos ele perdendo constantemente este prejuizo do trimeiro trimestre é assustador.Se ele fosse uma mente brilhante a empresa nao precisariam passar por um corredor de desvalorização e sim por soluções admiraveis e mais concretas o que também não estamos vendo e sim monstrando suas fragilidades.
    Ele vai cair no golpe de se auto-idolatrar e ser servil ao PT e com isto esta colocando os pés pelas mãos…está deixando de ser competente e se tornando um fantoxe nas mãos do PT obsecado por poder o que poderá leva-lo a uma rasteira sem volta. Eu o colocaria do roll dos grandes fantoxes do PT Como o Governador do Rio de Janeiro , O Prefeito do , Rio Os partidos aliados e outros atores da sociedade que se curvam as suas vontades.

  3. MP Responder

    Humamizar só não basta tem que respeitar as comunidades onde atua tem que haver competência e conhecimento do papel e
    responsável de sustentabilidade frente as gerações futuras !!

  4. Pedro Responder

    Não acredito, Ferreira tem feito um bom trabalho e dedicado seu tempo a humanizar mais a empresa.

  5. MP Responder

    Esta atual diretoria da VALE é a pior em 60 anos de história, do presidente que é muito fraco , passando pelos diretores executivos e seus diretores globais , tem alguns diretores de departamento que salvam devido as suas qualidades técnicas e humildade para aprender !

    Quem segura esta empresa são seus empregados ! E boas reservas minerais que a natureza previlégiou ! Como Carajás e Serra Sul.

Deixe seu comentário

Posts relacionados

plugins premium WordPress