Cerca de 3% dos contribuintes ainda não entregaram a DIRPF 2024 no Pará

O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, caso o documento não seja submetido até as 23h59 desta sexta (31)

Continua depois da publicidade

Faltando algumas horas para o encerramento do prazo para entregar a Declaração do Imposto de Renda (DIRPF) em 2024, uma parcela da expectativa paraense ainda não cumpriu a obrigação com a Receita Federal. Até as 17h desta sexta-feira (31), 899.716 contribuintes submeteram a declaração em todo o estado – correspondendo a 97% do total esperado, que é de 926.790.

Já na 2ª Região Fiscal, composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, 1.956.481 pessoas já cumpriram a obrigação com o fisco federal.

Os valores arrecadados com o imposto de renda contribuem para o desenvolvimento do Brasil, financiando a Saúde, Educação, Segurança e inúmeros serviços públicos prestados ao cidadão brasileiro. Algumas pessoas são obrigadas a entregar a declaração, e o seu envio fora do prazo gera multa pelo atraso.

O prazo em questão se encerra hoje, às 23h59, e aqueles que não submeterem a declaração até esta data estarão sujeitos a penalidades. A multa é de 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, calculado na declaração, mesmo que esteja pago. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do valor do imposto de renda.

A contagem para ser multado começa a contar no primeiro dia seguinte à data limite de entrega, terminando na data do envio da declaração ou, se não for entregue, na data do lançamento de ofício pela Receita Federal.