Chinesa BYD vai fabricar veículos elétricos na fábrica que a americana Ford fechou na Bahia

Anúncio oficial será feito no dia 13 de dezembro
Fábrica da americana Ford na Bahia agora fabricará carros da chinesa BYD

Continua depois da publicidade

Brasília – A gigante chinesa BYD, que fabrica carros elétricos, anuncia oficialmente a entrada em operação no Brasil no próximo dia 13 de dezembro. A assinatura do acordo foi confirmada pelo governo da Bahia para produzir veículos elétricos no Estado. Será no complexo de Camaçari, que era da Ford, onde a montadora norte-americana fabricava a linha Ka (hatch e sedã) e o SUV compacto Ecosport.

Os três modelos da Ford que eram feitos na Bahia saíram de linha logo no início de 2021, quando a marca fechou a unidade e anunciou o fim da produção de veículos no País. Desde então, o governo baiano vem tratando das negociações da venda da fábrica, como medida prioritária para a preservação de empregos e do desenvolvimento da região do polo industrial, que tinha a norte-americana como principal empregadora.

SUV médio Song Plus, da chinesa BYD, que acaba de chegar ao Brasil

Pois, quase dois anos depois, a BYD vai assumir as instalações a partir de 2023. E a marca chinesa pretende ser a primeira fabricante a produzir veículos elétricos e baterias no País. Quem confirmou a assinatura do acordo foi o governador da Bahia, Rui Costa, ao site Bahia Notícias.

“Em dezembro estamos programados. No dia 13, haverá uma solenidade onde a BYD fará anúncio formal, inclusive a concessionária na Bahia”, anunciou Rui Costa. “Eles vão apresentar o cronograma de negócio. Estamos definindo se lá [em Camaçari] ou em Salvador”, concluiu.

Elétricos e híbridos plug-in

Com outros negócios no País desde 2014, a BYD já tem uma unidade industrial de chassis de ônibus elétricos e painéis solares em Campinas (SP). Já em Manaus (AM), a chinesa produz baterias de lítio-fosfato de ferro. Com a fábrica em Camaçari (BA), no entanto, o plano é se estabelecer no País como fabricante de carros, tal como as rivais Chery (com representação do Grupo Caoa) e Great Wall Motor. Para tanto, pode produzir também híbridos plug-in.

É o caso, por exemplo, do SUV médio Song Plus, que acaba de chegar ao Brasil. De acordo com informações preliminares, as obras para adaptar a fábrica terão início em junho de 2023. Assim, as linhas de montagem, que também poderão montar ônibus e caminhões, devem começar a operar somente no fim de 2024. Por ora, a BYD já vende no Brasil somente quatro modelos importados da China. Além do Song Plus, tem os elétricos Tan, Han, D1 e Yuan EV.

No fim de outubro, a BYD assinou um protocolo de intenções com o governo da Bahia. Na ocasião, comprometeu-se a investir R$ 3 bilhões na unidade para a instalação de três novas linhas de montagem. Por enquanto, não se sabe que modelos a marca vai produzir no País.

Sucesso de vendas Eno mundo, o hatch elétrico D1 EV, parece uma minivan e mira os motoristas de aplicativo

Entre os elétricos, o mais cotado é o SUV Yuan EV. O modelo está em pré-venda pelo preço de R$ 269.990 e tem motor de 204 cv. Outro candidato é o hatch elétrico D1 EV, que tem o mesmo preço, parece uma minivan e mira os motoristas de aplicativo.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.