Em Xinguara, por exemplo, quem transita pela BR-155 fica desesperado quando precisa cruzar um trecho de cerca de 300 metros em frete ao Frigorífico Xinguara, a 3 quilômetros do centro da cidade.
A chuva mais intensa começou a cair na madrugada desta terça-feira (6), levando o Rio Sebosinho a transbordar, rompendo o aterro de sustentação do asfalto na BR-155 – saída de Xinguara para Rio Maria – e deixando a rodovia parcialmente interditada. Muitos motoristas ficaram parados no local esperando a água baixar, enquanto outros se arriscaram, principalmente condutores de camionetes.
As bueiras foram levadas pela enxurrada, deixando uma cratera embaixo da rodovia federal, que curiosamente foi revitalizada em novembro do ano passado, deixando apenas uma fina camada asfáltica.
O blog entrou em contato com o chefe do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Marabá, Jairo Rabelo, o qual informou que desde as primeiras horas desta terça-feira uma equipe do próprio DNIT – comandada por um engenheiro civil – foi enviada ao local, assim como representantes da empresa responsável pela obra de recuperação daquela rodovia, a Ethos. “Eles estão fazendo uma análise para que possamos definir o tipo de intervenção que deverá ser feita no local”, informou Jairo Rabelo.