Ciclus Amazônia e cooperativas potencializam a reciclagem de resíduos sólidos em Belém

Estimativa é que, até outubro, 13 entidades estejam em operação por 24 bairros da capital paraense

Continua depois da publicidade

A Ciclus Amazônia, concessionária responsável pela gestão da limpeza urbana e manejo de resíduos de Belém, capital paraense, fez uma parceria com as cooperativas de reciclagem, visando reduzir a quantidade de resíduos sólidos destinados ao aterro sanitário. A ação visa impulsionar a coleta de materiais recicláveis, contribuindo para uma cidade mais sustentável. 

A expectativa é de que, até o final de outubro, 13 cooperativas estejam em operação, abrangendo 24 bairros na Grande Belém. Elas desempenham um trabalho importante, não só na coleta, como também no mapeamento dos geradores de resíduos. Os recolhidos em condomínios, órgãos públicos e comércios incluem uma variedade de materiais, como plásticos, garrafas PET, papelões, vidros, alumínio, ferro e embalagens Tetra Pak (UHT).

Mensalmente, em fase inicial, já são coletados 2 mil metros cúbicos de materiais, entregues para nove organizações. “Estamos entusiasmados com este novo passo para uma jornada sustentável. Trabalhar ao lado das cooperativas de reciclagem ajuda em nossos serviços e fortalece nosso compromisso com a comunidade e o meio ambiente,” explica Bruno Muehlbauer, diretor-presidente de Resíduos da Ciclus Ambiental. 

Para alcançar o volume de reciclagem esperado, a colaboração da população é essencial. Neste sentido, as ações de educação ambiental promovidas pela empresa dão suporte na sensibilização da população sobre a importância da separação correta dos resíduos e a coleta nos dias e horários definidos. Formada por 33 agentes e duas pedagogas, a equipe de educação ambiental visita os moradores, distribuindo folhetos com orientações das datas de coletas domiciliar e de entulho programadas, assim como informações sobre a prestação dos serviços da Ciclus Amazônia.

“Juntos, podemos transformar desafios em oportunidades e criar um impacto positivo real e significativo em Belém. Além disso, esta iniciativa incentiva a conscientização sobre a importância da reciclagem, criando um ciclo virtuoso de participação e engajamento comunitário,” completa Muehlbauer. 

Sobre a Ciclus Amazônia 

A Ciclus Amazônia, empresa da Ciclus Ambiental, pertencente ao Grupo Simpar, é responsável pela gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos de Belém. Realiza a coleta, varrição, implantação de ecopontos, a recuperação e o encerramento do aterro do Aurá e a disposição final adequada do lixo da cidade.

Também trabalhará na inserção social de catadores e na implantação de estação de Transferência de Rejeitos (ETR) e assim como um novo Centro de Tratamento de Resíduos (CTR). A concessão tem duração de 30 anos e receberá investimento da ordem de R$ 900 milhões.

Na prestação dos serviços, 2.300 colaboradores têm atuado com o suporte de 250 equipamentos dedicados à coleta urbana, disponibilizados desde o primeiro dia do contrato.

Deixe seu comentário

Posts relacionados